“Beleza é sentir-se bem com as suas possibilidades”

A catarinense Tuigue Venzon foi perdendo gradualmente suas funções motoras e hoje se desloca em uma cadeira de rodas. Conheça sua história!

tuigue-venzon

 (Gustavo Venzon/CLAUDIA)

A catarinense Tuigue Venzon, 35 anos, foi perdendo gradualmente suas funções motoras devido a uma malformação arteriovenosa e hoje se desloca em uma cadeira de rodas. Isso nunca a impediu de se achar bonita, pelo contrário. “Nasci com malformação arteriovenosa, uma falha nos vasos sanguíneos, e com paraparesia progressiva, perda gradual das funções motoras. Por isso, os médicos diziam que eu não poderia andar, nem movimentar os braços, nem sequer falar. Só que, aos 3 anos e meio, fiquei em pé e caminhei. Mancava um pouco, mas nada que me impedisse de chegar até os 20 andando por toda parte, fazendo amigos, estudando, indo a festas. Depois, os movimentos foram diminuindo, assim como o equilíbrio e a coordenação. Até os 29, usei muletas – as minhas eram cor-de-rosa! – e, a partir de então, passei a andar em cadeira de rodas. Claro que essa regressão me deixou triste. Mas minha mãe e meus irmãos não me deixaram desanimar. Sempre incentivaram meus passos. Parti para o desafio seguinte: a carta de motorista. Hoje, guio um carro adaptado e dirijo muito – só falta tomar coragem para pegar estrada. Tenho um namorado, estou nos finalmentes da faculdade de pedagogia e sonho em ser escritora (já tenho até uma coluna no jornal do município vizinho, Porto Belo). Beleza é mexer-se ao encontro de si mesmo; é sentir-se bem com suas possibilidades. Eu me sinto bonita – tá certo que não sou como a Twiggy (modelo britânica e ícone da moda nos anos 1960), que inspirou meu nome. Mas sou feliz por ser quem sou.”

Ela é uma das mulheres retratadas no Atlas da Beleza Brasileira. CLAUDIA acredita que beleza é uma consequência do lugar de onde viemos, das vivências e da maneira como nos vemos, por isso, ao longo de três meses, convocamos fotógrafos de todo o país a compartilharem registros de mulheres acompanhados de suas histórias. A ideia é mostrar que o encanto das brasileiras vai muito além do que aparece na televisão, nas passarelas e até mesmo nas páginas de revista.

As melhores fotos foram selecionadas para fazer parte de uma exposição no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, – onde fica até o dia 05 de dezembro – e de um livro. Esse é só o começo. O atlas continua. Conte sua história no Instagram com a hashtag #belezaemtodo canto e faça parte desse mapa de histórias e beleza.