Boneca Barbie ganha nova profissão. Entenda por que isso é importante

Robbie foi anunciada esta semana. Além de trabalhar com engenharia robótica, ela tem outra característica fundamental

Um dos brinquedos de maior sucesso de todos os tempos, a boneca Barbie há décadas aparece nas vitrines em profissões como veterinária, dançarina, professora e até jogadora de futebol. Mas já reparou que ela nunca esteve envolvida na área de tecnologia?

Com o intuito de suprir esta falta, a Mattel, em parceira com a plataforma educacional Tynker lançou a Robbie, a nova Barbie engenheira robótica.

A novidade foi anunciada na terça-feira (26) e não para por aí. Robbie pode ser adquirida em quatro tons de pele e tipos de cabelo diferentes. Ponto extra para a diversidade!

Além de estar estilosa como sempre, a boneca terá em mãos os seus óculos de segurança, um laptop e o seu próprio robô. A criança que ganhar a nova Robbie também terá acesso a sete lições de codificação gratuitas para praticar suas habilidades como engenheira de robótica e, quem sabe, encontrar um talento para o futuro.

A criação da boneca Robbie reforça a importância de jovens de todas as etnias e classes sociais se sentirem reconhecidas e representadas em todas as profissões do mercado. Afinal, já nas brincadeiras as crianças começam a criar habilidades que lhe serão importantes na vida adulta.

“Com 180 carreiras e contando, estamos empenhados em inspirar as meninas a explorarem seus maiores sonhos”, afirmou comunicado da Mattel, companhia responsável pela nova criação da boneca em uma de suas publicações no Instagram.

Leia também:Por que as meninas perdem o interesse em ciências e exatas?

A importância dessa novidade

Segundo um estudo realizado nas três cidades mais populosas da América Latina (São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México) – entre abril e outubro de 2017 -, 90% das meninas entre 6 a 8 anos apontam o curso de Engenharia como um ofício de afinidade masculina.

Financiada pela Disney Latino-América em parceria com a FLACSO Argentina (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da UNESCO) e a associação civil Chicos.net, a pesquisa concluiu que meninas são as que mais gostam de matemática na cidade de São Paulo, marcando uma taxa de 40% de aproveitamento, enquanto os meninos equivalem a 23%. Porém esses números não se refletem no mercado de trabalho.

O Censo da Educação Superior, do INEP, divulgou que em 2015, no Brasil, que apenas 60% das mulheres concluíram os cursos superiores que representam nos cursos de ciência o número de 41% e em cursos de engenharia, 29,3%.

De acordo com o estudo, essa discrepância entre o alto interesse e habilidade de meninas para matérias relacionadas à matemática e ciência na infância e a baixa participação das mulheres nessas áreas no mercado de trabalho muito tem a ver com as meninas não as verem como uma possibilidade de profissão para mulheres. Os pais as incentivam a seguir a carreira que quiserem, mas esquecem de mostrar todas as possibilidades para suas filhas.

Por isso, Robbie ser uma boneca que trabalha com engenharia robótica é importante. Ela não só amplia o leque de possibilidades para as mulheres já na infância, como vem com aulas de codificação para que as crianças entrem em contato com esse conhecimento tão importante para a nossa sociedade atual e percebam que ele não é nenhum bicho de sete cabeças.

Veja também: Barbie usa hijab pela primeira vez na história

Em dois anos, número de vendas de bonecas negras não tem aumento

Siga CLAUDIA no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s