Aracy Balabanian, icônica Cassandra de “Sai de Baixo”, morre aos 83 anos
Atriz interpretou outras diversas personagens marcantes na televisão brasileira, como Dona Armênia em 'Rainha da Sucata' e Dona Pupu em 'Saramandaia'
Uma das atrizes mais consagradas na teledramaturgia brasileira, Aracy Balabanian, morreu nesta segunda-feira (07), aos 83 anos. A informação foi confirmada por amigos e familiares da atriz, que estava internada em uma clínica localizada na zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo a TV Globo, Aracy foi diagnosticada com câncer de pulmão em dezembro de 2022, porém nenhuma informação sobre a causa de sua morte foi confirmada pela clínica ou por familiares.
A artista tinha mais de 50 anos de carreira, e ficou conhecida por interpretar diversas personagens icônicas na televisão como Violeta, na novela O Casarão de 1976, Dona Marta na primeira e icônica versão de Ti-ti-ti, em 1985, Dona Armênia em Rainha da Sucata, de 1990, e a sarcástica socialite Cassandra, na comédia brasileira Sai de Baixo, em 1996.
O seu último trabalho foi justamente interpretando Cassandra no longa de Sai de Baixo – O Filme, em 2019, além de uma participação única no especial de fim de ano da TV Globo, intitulado Juntos a Magia Acontece.
Homenagens à Aracy
Grandes nomes do entretenimento e da teledramaturgia brasileira prestaram suas homenagens à Aracy Balabanian nesta segunda-feira, após o anúncio de seu falecimento.
Entre eles, o ator e escritor Miguel Falabella, que postou em seu Instagram uma declaração emocionante. Miguel e Aracy atuaram juntos por mais de 5 anos na sitcom brasileira Sai de Baixo, onde ele interpretava Carlos Augusto, genro de Cassandra, personagem de Aracy: “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado.”, declarou Falabella. Veja a declaração na íntegra:
Ver esta publicação no Instagram
O ator e humorista Luiz Fernando Guimarães também prestou suas homenagens. Ele relembrou as memoráveis e inesquecíveis risadas da atriz: “Genial sua participação nas nossas vidas. Te lembraremos pra sempre com muita gargalhada e alegrias!”, disse o ator. Veja:
Ver esta publicação no Instagram
O dramaturgo Walcyr Carrasco foi outro a relembrar a genialidade na atuação de Aracy. Confira sua homenagem:
Ver esta publicação no Instagram
Que o talento e o carisma de Aracy se perpertue e seja referência, hoje e sempre na televisão brasileira.