PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Alemanha legaliza a maconha: o que muda agora?

Uso recreativo da cannabis será liberado a partir do dia 1° de abril deste ano

Por Da Redação
Atualizado em 23 fev 2024, 15h07 - Publicado em 23 fev 2024, 15h05
alemanha legaliza maconha
Maconha poderá ser plantada e adquirida legalmente em abril.  (Alesia Kozik (Pexels)/Pexels)
Continua após publicidade

Nesta sexta-feira (23), o Parlamento alemão aprovou uma nova lei que permite o uso da maconha, a cannabis sativa. Maiores de 18 anos poderão possuir a erva, além de consumi-la em diversos espaços públicos da Alemanha a partir de 1° de abril.

Em espaços públicos, maiores de idade poderão portar até 25 gramas de maconha, contra 50 gramas em residências particulares. O plantio em casa também passará a ser legalizado.

Apesar disso, o mercado deverá ser regulamentado de maneira estrita, e comprar a cannabis não será tão fácil quanto em locais como Amsterdã, na Holanda, ou Canadá.

Clubes de maconha

Originalmente, a proposta era ter lojas e farmácias licenciadas para a venda, o que foi descartado por medo de uma exportação para o restante da Europa.

A solução foram os clubes não comerciais, conhecidos como “clubes sociais da cannabis”, que distribuirão uma quantidade limitada da droga.

Continua após a publicidade

Estes clubes poderão ter até 500 membros, obrigatoriamente residentes na Alemanha (mesmo que sejam estrangeiros) e não será permitido fumar no local.

Nos próximos anos, o governo alemão pretende avaliar o impacto da nova lei para então rever a possibilidade da venda licenciada.

Países onde o consumo da maconha é legalizado

Atualmente, usuários podem comprar cannabis de maneira legalizada nos EUA (a depender do estado), Canadá, Amsterdã (não é válido para toda a Holanda), Uruguai, Jamaica (por razões religiosas) e, agora, Alemanha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.