Alemanha legaliza a maconha: o que muda agora?
Uso recreativo da cannabis será liberado a partir do dia 1° de abril deste ano
Nesta sexta-feira (23), o Parlamento alemão aprovou uma nova lei que permite o uso da maconha, a cannabis sativa. Maiores de 18 anos poderão possuir a erva, além de consumi-la em diversos espaços públicos da Alemanha a partir de 1° de abril.
Em espaços públicos, maiores de idade poderão portar até 25 gramas de maconha, contra 50 gramas em residências particulares. O plantio em casa também passará a ser legalizado.
Apesar disso, o mercado deverá ser regulamentado de maneira estrita, e comprar a cannabis não será tão fácil quanto em locais como Amsterdã, na Holanda, ou Canadá.
Clubes de maconha
Originalmente, a proposta era ter lojas e farmácias licenciadas para a venda, o que foi descartado por medo de uma exportação para o restante da Europa.
A solução foram os clubes não comerciais, conhecidos como “clubes sociais da cannabis”, que distribuirão uma quantidade limitada da droga.
Estes clubes poderão ter até 500 membros, obrigatoriamente residentes na Alemanha (mesmo que sejam estrangeiros) e não será permitido fumar no local.
Nos próximos anos, o governo alemão pretende avaliar o impacto da nova lei para então rever a possibilidade da venda licenciada.
Países onde o consumo da maconha é legalizado
Atualmente, usuários podem comprar cannabis de maneira legalizada nos EUA (a depender do estado), Canadá, Amsterdã (não é válido para toda a Holanda), Uruguai, Jamaica (por razões religiosas) e, agora, Alemanha.