Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

A misteriosa doença causada pelo cigarro eletrônico

Doença potencialmente letal já atingiu mais de 215 pessoas

Por Da Redação - Atualizado em 17 fev 2020, 13h53 - Publicado em 4 set 2019, 20h39

Uma doença misteriosa causada pelo uso pesado de cigarros eletrônicos por jovens e adolescentes está preocupando autoridades nos Estados Unidos. Já são mais de 215 pacientes que apresentaram sintomas da doença ainda não identificada e potencialmente letal.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

O que todos os casos têm em comum é o perfil dos pacientes: adolescentes ou pessoas com 20 e poucos anos, saudáveis a não ser pela doença, com dificuldades respiratórias, após dias de vômito, febre e fadiga. O tratamento fica ainda mais complicado pela falta de informações precisas sobre quais substâncias foram usadas ou inaladas.

Em imagens de computador, os pulmões dos pacientes parecem com uma pneumonia ortobacteriana grave, mas exames laboratoriais não mostram a infecção. A pneumologista especialista em tratamento intensivo em Salt Lake City Dixie Harris já tratou quatro pacientes e revisou fichas médicas de outros nove com sintomas da doença. “Executamos todos esses exames procurando por bactérias, procurando por vírus, e não encontramos nada”, comentou Harris.

Pesquisadores de saúde estão tentando determinar se houve contaminação de substâncias alteradas no suprimento de cigarros eletrônicos ou se a doença deve-se ao uso excessivo do aparelho.

PODCAST – Está na hora de pedir aumento de salário?

Continua após a publicidade
Publicidade