Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 perguntas para Patricia Davidson Haiat

A nutricionista funcional, que tem entre as clientes Sabrina Sato, Bruna Marquezine e Fátima Bernardes, dá dicas de alimentação

Por Liliane Prata
Atualizado em 28 out 2016, 07h25 - Publicado em 30 jan 2016, 07h00

1. Contar calorias é o melhor jeito de manter o peso?
Não mesmo! É preciso cuidar da qualidade e da combinação dos alimentos. Às vezes, o alimento tem baixas calorias, mas não tem nutriente nenhum. Veja o refrigerante diet, por exemplo, que não faz bem a saúde, mas as pessoas acabam consumindo… Para mim, o melhor é se focar nos alimentos funcionais e nos que fazem bem ao seu corpo. Assim tudo funciona melhor.

2. Como não engordar por razões emocionais, como estresse e ansiedade?
Se a pessoa puder fazer um tratamento terapêutico, será muito bom, antes que aquela frustração ou dificuldade renda quilos a mais e prejudique a saúde. Escrever também é um hábito ótimo. Indico fazer um diário alimentar, anotando tudo que foi ingerido ao longo do dia para manter o foco e ver quando não estamos comendo por fome, mas por hábito. Tem gente que belisca muito e não sabe direito por que está engordando, não contabiliza direito.  

3.  Você é autora do livro Dieta dos Casais (Sextante). Qual a vantagem de malhar com o namorado ou marido?
É bom para os dois, por conta do estímulo. Sempre tem o dia em que dá aquela preguiça, o dia em que está chovendo. Além disso, vocês ajustam os programas, que estarão na mesma sintonia: em que restaurante vão comer, o que vão fazer à noite, o como será a manhã de domingo… (No livro, Patricia cita, entre outros estudos, um que comparou os casais que malham juntos aos que se exercitam sozinhos. A desistência no primeiro grupo foi de apenas 6%, contra 43% do segundo grupo).

4. Quais são seus alimentos antiestresse favoritos?
Adoro indicar um chá que junta camomila, passiflora (maracujá) e erva doce. Funciona muito bem para dar uma acalmada em que está agitado, ansioso.

5. Dá para ser gordinha e ter a autoestima em dia?
Dá, sim. O importante é se sentir bem, desde que não esteja afetando sua saúde. Também é importante comer alimentos saudáveis. A pessoa que está acima do peso está exagerando nos carboidratos, no açúcar, na gordura? Tudo bem, mas ela vai ter uma alimentação cheia de nutrientes se incluir no cardápio alimentos protetores, funcionais. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.