Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 perguntas para o criador do Chapolin Sincero

Com frases espirituosas, o perfil criado por Renan Schwarz, 24 anos, conquistou mais de 10 milhões de seguidores na internet. Renan contou para a gente como tudo começou e quais são os seus planos

Por Liliane Prata
Atualizado em 28 out 2016, 16h12 - Publicado em 26 dez 2015, 07h00

Como surgiu a ideia e por que o Chapolin?
Eu tinha feito várias tentativas de lançar um viral no Facebook com o objetivo de ter um case bom para entrar no mercado de trabalho (eu cursava Publicidade e Propaganda). Já tinha tentado fazer isso com outros formatos e personagens, mas, devido à complexidade de escrever esses personagens, acabei repensando o que ia fazer. No momento em que uma amiga compartilhou uma imagem do Chapolin Colorado na minha timeline, tive a sacada. Foi então que tudo começou. Hoje, três anos depois, já são mais de 6,9 milhões de seguidores no Instagram e 3,7 milhões no Facebook.

De onde surgem as frases? 
Atualmente conto com a ajuda do meu sócio, Fábio Velozo, para manter o perfil sempre atualizado. Usamos muitas sugestões e as Direct Messages no Instagram que recebemos diariamente. São mais de 100 mensagens todos os dias. Além disso, criamos de situações do nosso cotidiano que vamos vivenciando, enquanto outras vêm de releituras de piadas já feitas anos atrás que adaptamos para uma situação específica.

O Chapolin te abriu portas na carreira? Você tem um trabalho fixo ou vive do perfil?
O Chapolin mudou minha vida completamente. Quando criei o Chapolin Sincero, eu era um universitário com 2 reais no bolso, hoje tenho 5 reais (hahaha brincando…). Com certeza, abriu diversas portas na carreira. O propósito desde o começo era conseguir uma colocação no mercado de trabalho e assim foi. Trabalhei em agências conceituadas no mercado, fiz muitos trabalhos com artistas e diversos cantores sertanejos, escrevi muitas ações e campanhas para grandes marcas, entre outras oportunidades que foram surgindo ao longo desses três anos. Hoje, ainda faço o digital de alguns artistas e tenho investimentos em áreas que vão além da internet.

Você pensa em novos projetos na internet?
Sempre! Eu sou apaixonado por ideias inovadoras e projetos que fazem sucesso na internet. Passo horas lendo matérias e livros a respeito do assunto e hoje estou com a mente bem mais aberta em relação a novos projetos, que não dependam necessariamente de Chapolin Sincero. Empreender na internet possibilita descobrir um mundo de possibilidades, que te fazem amadurecer como profissional, tendo mais flexibilidade no seu dia a dia, sem cair numa rotina entediante à qual muitas pessoas já se acostumaram.

Continua após a publicidade

Você recebe muitas mensagens de seguidores. Cite um que te marcou.
Recebo muitas mensagens bonitas e emocionantes das pessoas que falam a respeito da página. Posso citar como exemplo o caso de uma mulher que estava passando por uma fase complicada na vida, ela tinha perdido a visão de um dos olhos e a página a fez encontrar motivos pra sorrir novamente, relembrar momentos bons da vida dela, fazendo com que ela tivesse força para terminar o tratamento. Lembro que ela ficou muito grata por estar fazendo esse bem a ela. Acho que isso foi uma das coisas mais gratificantes que consegui com essa página: levar alegria para as pessoas. Acredito que com humor você consegue mudar a vida de muita gente. 

Divulgação
Divulgação ()
     

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.