5 hábitos de pessoas que não se estressam
Quer mandar embora o nervosismo e a ansiedade? Reaprenda a respirar, reflita sobre seus hábitos e planeje a sua vida.
1. Meditar
Vários estudos comprovaram que transformar a meditação em um hábito regular ajuda a aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida. O médico indiano Deepak Chopra ensina a meditar com apenas cinco minutos:
Sente-se confortavelmente, feche os olhos e pergunte-se: pelo que sou grato? O que faço de bom? O que desejo para a minha vida? Depois, visualize algo ou alguém que ama. Preste atenção em seu coração e tente sentir seus batimentos – unir os dedos polegar e médio pode ajudar. Tente controlar a sua respiração.
2. Fazer exercícios físicos
O exercício físico ajuda a aumentar a quantidade de neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar, como as serotoninas. Assim que você começar a se exercitar, terá mais disposição para atividades físicas e para as outras atividades do seu dia. É preciso apenas dar o primeiro passo.
3. Não reclamar
Seu vizinho é mal-educado? Seu chefe é chato? Você não aguenta mais pagar contas? Ok, não faltam motivos para reclamar, mas passar a semana resmungando só fará você se sentir pior. Pesquisas mostram que 10 minutos de reclamações turbinam a produção de cortisol, o hormônio que causa estresse no organismo. Pare e reflita! Vale a pena? Faça o exercício diário de não reclamar. Isso a deixará mais equilibrada e sensata. E é contagioso: quando a família e os amigos veem você tranquila, eles também se acalmam!
4. Tirar férias
É comprovado! Quem não tira férias pode render menos no trabalho, se irritar mais e se sentir insatisfeito com maior frequência. Um período anual de folga é essencial para repor as energias e encarar a rotina com mais tranquilidade e determinação. Tente também, pelo menos uma vez por ano, fazer uma viagem especial. Pode ser pelo Brasil, pelo mundo ou até mesmo nas cidades vizinhas. Conhecer lugares e culturas diferentes faz bem para a alma.
5. Dormir bem
A cota ideal de sono é de oito horas – assim, quanto mais cedo você se deitar, melhor. A falta de uma boa noite de sono está relacionada ao aumento da produção de hormônios (como o cortisol) que, em excesso, provocam stress e depressão. Tente dormir sempre no mesmo horário, desligue aparelhos eletrônicos e apague as luzes.