Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 boas atitudes para não desistir nunca

Persistência é item básico para alcançar sucesso, até porque sempre há pedras no nosso caminho. Experts dão dicas para não desanimar

Por Victória Della Manna (colaboradora)
Atualizado em 12 abr 2017, 16h00 - Publicado em 26 jan 2015, 06h00

A receita do sucesso não é a mesma para todos. Se há um ingrediente em comum, porém, é a perseverança, defende a pesquisadora americana Angela Lee Duckworth. A psicóloga estuda o tema há 12 anos. Em uma pesquisa de campo, ela acompanhou um curso com marinheiros e previu quais resistiriam até o final com base no comprometimento que demonstravam. Em outra, observou crianças na escola e, de acordo com o comportamento, identificou com antecedência quem passaria e quem repetiria o ano.

Em seu trabalho mais recente, reanalisou dados desses e de outros estudos, comparou-os e concluiu: perseverança é item básico para alcançar êxito em qualquer situação. Agora pense no que mais deseja para este ano. Tempo com os filhos? Voltar para a academia ou fazer uma superviagem?

Ganhar mais ou até mudar de carreira? Seja o que for, para conseguir, não basta querer. “É preciso ter a capacidade de suportar ir além do que é prazeroso”, avisa Fernando Gomes Pinto, professor de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autor de Papo Cabeça (LeYa). Ou seja, esteja sempre pronta para superar os obstáculos que surgirem no seu caminho. Apesar de existir gente naturalmente perseverante, o médico avisa que a habilidade pode ser treinada e melhorada.

E ele sugere, primeiro, colocar metas no papel – e refaça a lista de tempos em tempos, pois prioridades mudam. Mas ele alerta: persistência é uma coisa, ideia fixa é outra. “Você só deve continuar buscando um objetivo enquanto estiver se sentindo bem com isso, com saúde física e psíquica”, resume.

Se não é uma obsessão, vá em frente. Diante das dificuldades, o psicólogo Luiz Alberto Hanns, professor do curso A Busca por Sentido e por Felicidade, da Casa do Saber, em São Paulo, sugere lembrar os benefícios que desfrutará ao cumprir aquela meta. Manter o foco nisso ajudará a não desistir de um sonho. A seguir, cinco passos para chegar lá.

1. REALIZE AUTOANÁLISES

Cheque suas metas – e faça isso sempre. É preciso ter certeza do que se gosta e se quer. Você deseja mesmo mudar de emprego ou só está momentaneamente insatisfeita? Mais: para persistir, temos de acreditar que aquilo é possível e que possuímos as ferramentas necessárias. “Se não reconhecemos valores pessoais, nos falta autoestima e é maior o risco de abandonar sonhos”, diz Fernando Pinto. Autoconhecimento também ajuda a estabelecer limites realistas: até onde posso ir e me sacrificar?

2. EXERCITE A DISCIPLINA

Todo mundo precisa de motivação para iniciar um novo caminho – e, quando arruma, se joga naquela meta. Para manter o pique e o foco depois, no entanto, é necessário ter disciplina. Essa capacidade parece ainda mais decisiva se seu objetivo for de longo prazo, como garantir intercâmbio do filho dali a alguns anos ou uma aposentadoria confortável. Para exercitá-la, a dica é: em um lugar de destaque, como um mural, nas notas do celular ou na agenda, crie um plano estratégico. Detalhe quanto dinheiro precisará guardar mensalmente e por quanto tempo ou que outros passos serão essenciais para conseguir. Confira sempre – se for o caso, todo dia – como tem cumprido o que estabeleceu. Aos poucos, seu corpo e sua mente se acostumarão a seguir o script e nem vai sentir mais vontade de consultar anotações.

3. DÊ ATENÇÃO A PENSAMENTOS NEGATIVOS

Acredite: nem todo cenário tenebroso que passa pela sua cabeça deve ser afastado. Isso não garante a seus planos mais chances de sucesso. Um pensamento ruim pode ser até um alerta do nosso inconsciente para obstáculos que não enxergamos clara e conscientemente – e que talvez nos fizessem desistir logo adiante. “Não considerar esses avisos realistas e construtivos é o caminho para o desastre”, diz Hanns. Então, em vez de fugir deles, encare-os. Será que o mau pressentimento não é porque, no fundo, você se sente despreparada para aquele passo? Aproveite o “toque” para correr atrás do que lhe falta, corrigir rota, ajustar prazos. E prossiga!

Continua após a publicidade

4. RESPEITE O TEMPO DO PROCESSO

Você já ouviu que tudo tem sua hora. Pois então: ao montar sua estratégia, faça uma estimativa – aproximada, mas realista – do tempo que levará cada etapa. A dica vale para metas imediatas e, principalmente, para as de longo prazo, como a compra financiada de uma casa ou a intenção de aumentar a família. Esse planejamento ajuda a controlar a ansiedade e até a lidar melhor com adversidades. Acha que algo está demorando demais? Calma lá: consulte anotações e veja o prazo que você mesma havia dado para aquilo acontecer. Esqueceu de levar em conta algo? Errou nos cálculos? “Na crise, tranquilize-se voltando ao plano inicial, verificando-o e ajustando-o”, diz Villela da Matta, presidente da SBCoaching – Sociedade Brasileira de Coaching, consultoria em São Paulo.

5. TENTE FAZER A MESMA COISA DE UM JEITO DIFERENTE

Não jogue a toalha só porque um plano não tem andado como você imaginava. Repense sua tática. “Encontrar novas saídas e soluções criativas pode fortalecer seu ânimo, abrir caminhos inesperados e até tornar seu objetivo mais fácil de alcançar”, analisa o coach Villela da Matta. Claro que isso exige flexibilidade e muita confiança em si mesma. “Quando for preciso abandonar o preestabelecido sem medo, pense que é normal alterar rotas”, aconselha. Foque no objetivo final, em quanto o deseja e deixe toda essa vontade levar você.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.