4 dicas simples para melhorar a qualidade do seu tempo

Com essas sugestões você pode ter mais tempo durante o dia e se sentir mais leve quando voltar para casa

Em uma pesquisa com leitoras de CLAUDIA, as brasileiras abriram o jogo e declararam que se sentem culpadas, sem tempo e com excesso de tarefas e cobranças. O problema é que conciliar todas as atividades profissionais mais as tarefas diárias, como mãe e esposa, vira quase uma missão impossível. Para ajudá-las, conversamos com Christian Barbosa, o maior especialista brasileiro de administração de tempo e produtividade, que lança em breve o livro “Equilíbrio e Resultado – porque as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. Ele sugere: 

Mude a forma como você pensa

Frequentemente deixamos para fazer as coisas depois, acreditando que, no final, sempre dará tempo. Resultado: realizamos as tarefas no último segundo e ficamos com um sentimento de culpa, de que teria ficado melhor se tivéssemos executado com mais calma (lembrou-se do último relatório que você entregou ao seu chefe?). Planejar o que você tem que fazer e antecipar-se em até dois dias ajuda a evitar o stress com o prazo.

Desenvolva um método para gerenciar seu tempo

Avaliar o tempo que você leva para realizar as tarefas, e ter em mente o que precisa ser solucionado naquele dia, ajuda a criar uma rotina planejada, com espaço para momentos mais leves e prazerosos. Pense em quanto é delicioso sair do escritório no horário, com o seu trabalho em ordem, e poder jantar com a família. Pode fazer parte do seu método, por exemplo, fazer o que exige concentração na parte da manhã.

Escolha uma ferramenta que facilite organizar seu tempo

Pode ser um caderno, o Outlook, a agenda do celular, uma listinha numa folha de papel… Assim fica mais fácil saber de quais atividades não pode de jeito nenhum esquecer e a impede de querer marcar mais de um compromisso no mesmo horário.

Persista na mudança

As pessoas costumam desistir de uma mudança de hábito na segunda semana de tentativa, achando que não vão conseguir adaptar-se à nova rotina. O segredo para ganhar maior qualidade de tempo é manter o ritmo por cinco ou seis semanas. Na sétima o seu novo modelo será natural e estará incorporado ao seu dia a dia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s