Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

4 dicas simples para melhorar a qualidade do seu tempo

Com essas sugestões você pode ter mais tempo durante o dia e se sentir mais leve quando voltar para casa

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 22 out 2016, 14h48 - Publicado em 12 out 2015, 07h57

Em uma pesquisa com leitoras de CLAUDIA, as brasileiras abriram o jogo e declararam que se sentem culpadas, sem tempo e com excesso de tarefas e cobranças. O problema é que conciliar todas as atividades profissionais mais as tarefas diárias, como mãe e esposa, vira quase uma missão impossível. Para ajudá-las, conversamos com Christian Barbosa, o maior especialista brasileiro de administração de tempo e produtividade, que lança em breve o livro “Equilíbrio e Resultado – porque as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. Ele sugere: 

Mude a forma como você pensa

Frequentemente deixamos para fazer as coisas depois, acreditando que, no final, sempre dará tempo. Resultado: realizamos as tarefas no último segundo e ficamos com um sentimento de culpa, de que teria ficado melhor se tivéssemos executado com mais calma (lembrou-se do último relatório que você entregou ao seu chefe?). Planejar o que você tem que fazer e antecipar-se em até dois dias ajuda a evitar o stress com o prazo.

Desenvolva um método para gerenciar seu tempo

Avaliar o tempo que você leva para realizar as tarefas, e ter em mente o que precisa ser solucionado naquele dia, ajuda a criar uma rotina planejada, com espaço para momentos mais leves e prazerosos. Pense em quanto é delicioso sair do escritório no horário, com o seu trabalho em ordem, e poder jantar com a família. Pode fazer parte do seu método, por exemplo, fazer o que exige concentração na parte da manhã.

Escolha uma ferramenta que facilite organizar seu tempo

Pode ser um caderno, o Outlook, a agenda do celular, uma listinha numa folha de papel… Assim fica mais fácil saber de quais atividades não pode de jeito nenhum esquecer e a impede de querer marcar mais de um compromisso no mesmo horário.

Persista na mudança

As pessoas costumam desistir de uma mudança de hábito na segunda semana de tentativa, achando que não vão conseguir adaptar-se à nova rotina. O segredo para ganhar maior qualidade de tempo é manter o ritmo por cinco ou seis semanas. Na sétima o seu novo modelo será natural e estará incorporado ao seu dia a dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.