Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Xadrez: como usar e tipos de padronagens

O xadrez é uma das tendências deste inverno. Descubra os tipos de padronagens e como usar a estampa que está sempre na moda

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 20 jan 2020, 19h56 - Publicado em 11 ago 2010, 21h00

Demi Lovato aposta na clássica camisa xadrez com regata branca
Foto: Reprodução

O xadrez tem presença garantida no guarda-roupa de mulheres que prezam pelos clássicos. Isso porque a padronagem funciona tanto na moda feminina quanto na masculina, e participa de produções que percorrem do estilo cowboy ao grunge.

Democrático? Sem dúvida. Afinal, os tecidos xadrezes podem ser usados por todos os tipos de mulheres, sejam elas magras ou gordinhas.

Tipos de padronagens

Xadrez: como usar e tipos de padronagens

O xadrez tem diversos tipos de padronagens. Confira quais são eles!
Foto: Reprodução

Para quem não sabe, o xadrez é dividido em diferentes tipos de padronagem. Conheça seis deles:

Continua após a publicidade

• Xadrez tartã: geralmente na cor vermelha e com quadrados grandes ou médios, é símbolo das famílias tradicionais da Escócia.

• Xadrez madras: esta padronagem é mais delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas.

• Xadrez vichy: de quadrados miúdos, aparece bastante em aventais e toalhas de mesa. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto.

• Xadrez príncipe de Gales: perfeito para roupas de alfaiataria pela predominância de cores sóbrias, como o cinza e o preto.

• Xadrez pied-de-poule: popularizado por Coco Chanel, a padronagem desta estampa lembra um pé de galinha. O pied-de-coq tem quatro pontas, ao invés das tradicionais três do pied-de-poule.

Continua após a publicidade

• Xadrez Burberry: a estampa é marca registrada da grife de luxo britânica, aparecendo como revestimento de casacos e bolsas Burberry, além de perfumes e acessórios.

Nas passarelas

Xadrez: como usar e tipos de padronagens

Desfiles de Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto e Colcci para o inverno 2010
Foto: Reprodução

Imortalizado por grandes estilistas como Coco Chanel, Alexander McQueen e Marc Jacobs, o xadrez reaparece de tempos em tempos nas temporadas de moda internacional.

Aqui no Brasil, o ciclo da padronagem também é contínuo e ela costuma ser ainda tendência na moda quando baixam as temperaturas.

Para o inverno de 2010, destacaram-se peças de Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto e Colcci. Marcelo Sommer, responsável pelas criações da grife Do Estilista, inseriu a estampa também em sua nova coleção de verão, prova de que o xadrez não vai sair das araras das lojas tão cedo.

Continua após a publicidade

Como usar

Xadrez: como usar e tipos de padronagens

Taylor Swift, Hilary Duff e Taylor Momsem apostam em produções mais atuais
Foto: Reprodução

Para fugir de looks muito caricatos, esqueça a combinação xadrez + botas country. Misture a estampa com peças menos óbvias para criar um mix de estilos. Vale até investir em couro e ousar com um estilo rock’n’roll. Ou experimente a legging para dar um ar mais atual ao look.

Xadrez: como usar e tipos de padronagens

Deborah Secco, Paola Oliveira e Isis Valverde também são fãs do xadrez
Foto: Reprodução

Vestidos, trench-coats, saias, calça ou shorts… A padronagem democrática pode aparecer em diversos tipos de peças e até acessórios como meia-calça e cachecol. Não quer errar na escolha? Combine com jeans básico ou com cores neutras e escuras.

Está com alguns quilinhos a mais? Então prefira quadriculados menores. A regra é simples: quanto maior a estampa, maior a ilusão de volume do corpo. O efeito gráfico também serve para disfarças as gordurinhas. Mulheres de quadris largos devem optar pelo xadrez na parte superior, por exemplo. Já uma mulher triângulo invertido (parte de cima maior que a debaixo) deve usar a padronagem na parte inferior, para criar volume.

Continua após a publicidade
Xadrez: como usar e tipos de padronagens

Robert Pattinson, Ed Westwick e Chris Pine ficam lindos de xadrez, né?
Foto: Reprodução

Os homens também adoram xadrez. E a gente adora vê-los de xadrez, não é? Lindos!

Publicidade