Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quiet Luxury: 13 inspirações de looks com a estética

Tendência celebra o minimalismo, a ausência de extravagâncias e roupas de qualidade

Por Lorraine Moreira
28 Maio 2023, 09h50

Qualquer amante da moda sabe que a escolha de uma roupa é também a escolha de uma narrativa. Não seria diferente com o quiet luxury, uma das maiores tendências dos últimos tempos, que celebra o luxo discreto, livre de extravagâncias visuais, com roupas elegantes e tecidos de ótima qualidade, comunicando a riqueza sem precisar de logomarcas. Essas peças tomaram as passarelas e entraram no guarda-roupa da elite da moda. Com tanta procura e história envolvida, não poderíamos deixar de trazer algumas inspirações.

Mas o que é quiet luxury?

Quiet luxury é um comportamento de consumo do mercado de luxo que abandona a ostentação para dar lugar a itens de altíssima qualidade, acabamento impecável e materiais de primeira categoria”, explica a consultora de moda e personal stylist Nabila Rocha. Ele é marcado por um visual sóbrio, discreto e bem minimalista, mas que fala bem alto em termos de cifrões. “Não é apenas sobre a estética, é também uma forma de separação e afirmação social”, lembra a especialista.  Embora apareçam com mais intensidade neste momento, sua origem é marcada pela França do século 18 e pela Era Dourada dos Estados Unidos no século 19.

Looks do estilo Quiet Luxury
Quiet Luxury celebra o minimalismo nas roupas. (@rawbyraw/Instagram)

As características do quiet luxury

Para além do acabamento primoroso, da matéria prima de excelente qualidade e da sofisticação, são peças atemporais, discretas e que transmitem uma ideia de tradição, explica ela. “Há poucos acessórios e nenhuma menção às marcas, pois a característica principal é a rejeição à ostentação explícita, o que significa que logomarcas e etiquetas aparentes estão fora de jogo”, completa. Estampas também não são bem-vindas, e, quando aparecem, são mais tradicionais, como xadrez, poá, pied poule, em tons menos contrastantes. As cores são sempre sóbrias, como azul marinho, tan, verde musgo, burgundy, preto e, claro, cinza, esclarece a profissional.

Continua após a publicidade
Looks do estilo Quiet Luxury
Tons neutros são a preferência em looks do quiet luxury. (@_lianahardy/Instagram)

Looks discretos

Como o próprio nome entrega, para montar um look dentro do quiet luxury, o principal ponto é a discrição. “As peças podem ser elaboradas, ter designs e texturas diferentes, mas é preciso que o visual seja discreto. Peças de cores neutras e acessórios pequenos, clássicos, com carinha (e não só cara) de joia de família, sabe? Nos pés, sempre sapatos mais tradicionais, como scarpin, mocassins e loafers”, exemplifica. Existe também uma necessidade do look parecer confortável. “É quase como se a pessoa estivesse contando que ela é rica e se sente muito bem nessa posição. Como eu disse, é uma tendência que fala muito sobre separação e afirmação social”, diz Nabila.

Looks do estilo Quiet Luxury
Discrição é principal característica do quiet luxury. (@qua.clothing/Instagram)

Qualidade e acabamento

Buscar marcas que prezam pela alta qualidade e acabamento é essencial para quem quer aderir ao quiet luxury. “Pensar também quais marcas têm em seu DNA a ideia de tradição e sofisticação. Não se pode perder de vista que você terá que investir em qualidade, o que significa pagar mais, mas ter peças duradouras e versáteis.  A máxima ‘menos é mais’ nunca fez tanto sentido quanto nesse aspecto, então pode anotar aí e fazer disso um mantra: menos acessórios, menos cores, menos ostentação”, completa a consultora. 

Looks do estilo Quiet Luxury
Qualidade e acabamento são indispensáveis no quiet luxury. (@collective.agencyla/Instagram)

E no inverno?

Nas altas temperaturas, o cuidado com a escolha dos tecidos é a principal tarefa. A stylist recomenda os naturais e de maior respirabilidade para manter o visual alinhado e elegante. Aqui, há uma vantagem: “`É mais fácil construir looks mais elaborados quando faz frio, tendo em vista que no inverno usamos mais camadas, o que possibilita trazer mais texturas, acabamentos e cortes diferentes”, termina Nabila.

Continua após a publicidade
Looks do estilo Quiet Luxury
Inverno possibilita mais camadas, o que ajuda na composição de looks quiet luxury. (@amaata_official/Instagram)

Mais inspirações

Looks do estilo Quiet Luxury
(@qua.clothing/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@theoml.lifestyle/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@carlacrnt_/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@that_esthetique/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@faireeparis/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@rawbyraw/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@theclassyvank/Instagram)
Looks do estilo Quiet Luxury
(@kiraatikova/Instagram)

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.