Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

PETA protesta contra exploração animal nas semanas de moda

A organização é conhecida por invadir desfiles de moda desde os anos 1990 em busca da conscientização sobre o uso de pele animal

Por Raíssa Basílio
19 set 2023, 12h19

A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) é uma organização não governamental, criada em 1980, que se dedica aos direitos dos animais. Nos anos 1990, eles chamavam a atenção da mídia interrompendo desfiles de moda contra o uso de peles. Neste ano, aliás, não foi diferente: aconteceram novas manifestações durante as Fashion Week internacionais.

O caso mais recente aconteceu ontem (18), durante o desfile da Burberry, na Semana de Moda de Londres. Uma ativista da PETA invadiu o local e desfilou com um cartaz escrito “animais não são roupas”. Ela foi retirada por um segurança. Veja um vídeo abaixo:

As intervenções têm acontecido também fora das passarelas. Do lado de fora de onde ocorrem os shows, apareceram mais manifestantes. Uma mulher pintada como uma cabra posou com uma placa com os dizeres “O futuro da moda é vegano”. Ela chamou atenção ao simular uma extração de lã de caxemira junto com outro ativista. Segundos os manifestantes, as cabras sofrem quando raspam seus pelos. A caxemira tem sido utilizada em fios, têxteis e roupas há centenas de anos.

Continua após a publicidade

Na New York Fashion Week, a situação foi diferente. Uma mulher vestida como uma modelo se infiltrou no desfile da Coach com um cartaz escrito “Peles Matam”. Ela caminhava tranquilamente entre as outras pessoas na passarela e foi retirada com muita agressividade pelos seguranças.

Confira no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

A PETA ficou conhecida por suas intervenções em desfiles de moda ao longo dos anos, que têm como objetivo chamar a atenção para o uso de peles de animais na indústria da moda. A ideia é promover a conscientização sobre os maus-tratos aos animais. Geralmente, eles usam de formas mais impactantes para causar, mas, agora, a abordagem tem sido mais sútil. Apesar das táticas, muitas vezes controversas, a organização teve um impacto ao levantar questões importantes sobre o tratamento de animais na indústria da moda.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.