Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre o estilista Paco Rabanne aos 88 anos

O mundo da moda se despede do estilista espanhol que ficou conhecido por ousar em suas produções

Por Sarah Catherine Seles
3 fev 2023, 13h35

Nesta sexta-feira (3), o estilista espanhol Paco Rabanne faleceu aos 88 anos. O grupo Puig, que controla a marca Paco Rabanne, confirmou a informação. Francisco Rabaneda Cuervo deixa um extenso legado que ultrapassa a moda e os perfumes famosos.

“Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne. Uma personalidade importante na moda, sua visão era ousada, revolucionária e provocativa, transmitida por meio de uma estética única. Ele continuará sendo uma importante fonte de inspiração. Estendo minhas sinceras condolências à sua família e àqueles que o conheceram”, disse Marc Puig, presidente e CEO da Puig.

O jornal francês Le Monde informou que ele faleceu em Portsall, na França. A causa da morte não foi divulgada.

View this post on Instagram

A post shared by Paco Rabanne (@pacorabanne)

Continua após a publicidade

Conhecido por ousar em seus desfiles, Rabanne apostou no uso de novos materiais, como metal, plástico, alumínio, fibra ótica, concreto, entre outros incomuns na criação de suas coleções.

“Aquele espírito radical e rebelde o diferenciava: há apenas um Rabanne. Com o seu falecimento, recordamos mais uma vez a sua enorme influência na moda contemporânea”, afirmou o presidente da divisão de moda e beleza da Puig, José Manuel Albesa.

Moda ao longo da vida

Nascido em um vilarejo na Espanha em 1934, o estilista cresceu na França. Desde pequeno se mostrou apaixonado pelas artes e começou a desenhar aos sete anos de idade. A habilidade com o desenho se elevou quando estudou arquitetura na École des Beaux Arts (Escola de Belas Artes), em Paris.

Continua após a publicidade

A formação foi essencial para as ideias únicas e marcantes que Paco Rabanne tinha no mundo da moda. Sua mãe foi responsável por o inserir nesse universo, ela trabalhava para Cristobal Balenciaga.

Segundo ele, “vestidos inúteis feitos de materiais contemporâneos” compunham sua primeira coleção. As peças eram feitas de tiras de plástico com argolas de metal entre si, usadas por modelos sem calçados em um desfile em um hotel de luxo em Paris.

“Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem, senão Paco Rabanne, poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘grelha de automóvel’ – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, lembrou Albesa.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.