Morre Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel

O estilista tinha 85 anos e ocupava posição de destaque na marca desde a década de 1980.

Nesta terça-feira (19), o estilista alemão Karl Lagerfeld faleceu, aos 85 anos, em um hospital de Paris. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Por muitos anos, ele foi um dos principais nomes da linha de alta-costura Chanel, ocupando a posição de diretor artístico desde 1983.

A saúde do designer já era motivo de preocupação há algumas semanas. No fim de janeiro, Lagerfeld não compareceu a um desfile da marca na Semana de Moda de Paris, algo que jamais havia feito desde o início de sua carreira na Chanel.

Quem foi Karl Lagerfeld

Nascido em setembro de 1933 na cidade alemã Hamburgo, Karl Otto Lagerfeld se interessou pelo mundo da moda quando ainda era adolescente. Após terminar os estudos em Paris, ele participou de um concurso do Secretariado Internacional da Lã, que tinha como proposta a criação de três peças para a linha de roupas Balmain.

Alguns meses depois, em 1955, Lagerfeld recebeu a notícia de que havia conquistado o primeiro lugar e foi contratado para trabalhar com o estilista Pierre Balmain, o que marcou o início oficial de sua carreira. 

Após três anos, o estilista foi para a Jean Patou, de onde saiu em 1962. Ele passou duas décadas trabalhando como freelancer para a linha Chloé e, em meados dos anos 60, iniciou a sua colaboração com a Fendi. Foi apenas em 1983 que, em uma tentativa de inovar a casa, a Chanel convidou Karl Lagerfeld para o cargo de diretor criativo.

No meio de inúmeras parcerias e trabalhos acumulado, o designer ainda fundou a própria marca KARL LAGERFELD.