Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Forever21 gera polêmica ao vestir modelo branco com suéter “Pantera Negra”

A campanha do produto, que vem com os dizeres "Wakanda Forever", era ilustrada por um modelo loiro de olhos azuis.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 16 jan 2020, 03h42 - Publicado em 19 dez 2018, 14h08

Um dos maiores sucessos de 2018, e o primeiro longa de herói da história a ser indicado a Melhor Filme no Globo de Ouro, “Pantera Negra“, como era de se esperar, deu margem para que uma série de produtos que fazem referência à história fossem criados – de brinquedos a peças de roupas e acessórios.

A fast fashion Forever 21, por exemplo, foi uma das marcas responsáveis por desenvolver uma coleção não-oficial com suéteres e outras peças em homenagem ao filme, mas acabou causando polêmica nas redes sociais. É que na terça-feira (18), através do Twitter, a filial americana da marca fez um post para mostrar o suéter “Wakanda Forever”, junto com um link para compra do produto.

Até aí tudo bem, não fosse o modelo escolhido pela marca para divulgar a campanha em questão: um jovem branco, loiro e de olhos azuis.

Forever 21 suéter Pantera Negra
Twitter/Reprodução

Daí em diante, comentários contrários à atitude da Forever começaram a pipocar na rede, muitos deles falando sobre o quão contraditório e não-representativo é escolher um modelo de pele clara e traços europeus para anunciar um produto originário de um filme com elenco que celebra a diversidade, totalmente formado por atores e atrizes negros.

https://twitter.com/WhoIsMarkPaul/status/1075138578643079168

“Ei, Forever 21, em que universo vocês pensaram que seria Ok colocar um modelo branco em uma campanha de Wakanda?”, disse o usuário Mark-Paul.

Na terça-feira mesmo, a marca, além de deletar o tuíte, emitiu um comunicado à imprensa para se desculpar pela atitude:

“A Forever 21 leva o feedback de nossos produtos e marketing extremamente a sério. Nós celebramos todos os super-heróis com muitos modelos diferentes de várias etnias, e pedimos desculpas se a foto em questão foi ofensiva de alguma forma”.

A peça ainda pode ser encontrada no site da Forever 21 americana, porém, sem a foto do modelo que a acompanhava.

Continua após a publicidade
Publicidade