Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Forever21 gera polêmica ao vestir modelo branco com suéter “Pantera Negra”

A campanha do produto, que vem com os dizeres "Wakanda Forever", era ilustrada por um modelo loiro de olhos azuis.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 16 jan 2020, 03h42 - Publicado em 19 dez 2018, 14h08
 (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

Um dos maiores sucessos de 2018, e o primeiro longa de herói da história a ser indicado a Melhor Filme no Globo de Ouro, “Pantera Negra“, como era de se esperar, deu margem para que uma série de produtos que fazem referência à história fossem criados – de brinquedos a peças de roupas e acessórios.

A fast fashion Forever 21, por exemplo, foi uma das marcas responsáveis por desenvolver uma coleção não-oficial com suéteres e outras peças em homenagem ao filme, mas acabou causando polêmica nas redes sociais. É que na terça-feira (18), através do Twitter, a filial americana da marca fez um post para mostrar o suéter “Wakanda Forever”, junto com um link para compra do produto.

Até aí tudo bem, não fosse o modelo escolhido pela marca para divulgar a campanha em questão: um jovem branco, loiro e de olhos azuis.

black-panther-forever-21-twitter-1150721
(Twitter/Reprodução)

Daí em diante, comentários contrários à atitude da Forever começaram a pipocar na rede, muitos deles falando sobre o quão contraditório e não-representativo é escolher um modelo de pele clara e traços europeus para anunciar um produto originário de um filme com elenco que celebra a diversidade, totalmente formado por atores e atrizes negros.

Continua após a publicidade

https://twitter.com/WhoIsMarkPaul/status/1075138578643079168

“Ei, Forever 21, em que universo vocês pensaram que seria Ok colocar um modelo branco em uma campanha de Wakanda?”, disse o usuário Mark-Paul.

Na terça-feira mesmo, a marca, além de deletar o tuíte, emitiu um comunicado à imprensa para se desculpar pela atitude:

Continua após a publicidade

“A Forever 21 leva o feedback de nossos produtos e marketing extremamente a sério. Nós celebramos todos os super-heróis com muitos modelos diferentes de várias etnias, e pedimos desculpas se a foto em questão foi ofensiva de alguma forma”.

A peça ainda pode ser encontrada no site da Forever 21 americana, porém, sem a foto do modelo que a acompanhava.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.