Estilista Kansai Yamamoto morre aos 76 anos
Artistas, como Stevie Wonder, Elton John e principalmente David Bowie, foram influenciados pelo estilo de Yamamoto
A família do estilista japonês Kansai Yamamoto informou nesta segunda-feira (27) a sua morte, que ocorreu no dia 21 de julho. Em um post no Instagram, sua filha, a também estilista Mirai Yamamoto declarou: “deixou esse mundo em paz, rodeado daqueles que o amavam”. E completou: “Meu pai não era apenas a pessoa enérgica e elétrica que o mundo conhecia, mas também um ser carinhoso, benevolente e afetuoso”.
O estilista era conhecido por sua estética única e criações extravagantes com muita mistura de cores e estampas que incorporavam elementos da cultura japonesa.
Yamamoto foi o primeiro estilista japonês a desfilar em Londres, atraindo a atenção de vários artistas como Stevie Wonder, Elton John e principalmente David Bowie, que usou suas criações na turnê Ziggy Stardust em 1972 e, em seguida, na era Aladdin Sane.
Sua parceria com David Bowie inspirou muitos jovens estilistas, como Jean Paul Gaultier, Hedi Slimane e Raf Simons, tornando-o uma das maiores referências na moda que desafiava normas e padrões de gênero.