Máquina
É possível confeccionar peças de moda praia com qualquer máquina de costura reta doméstica, desde que ela tenha a função de ponto zigue-zague.
Agulha
Ponta bola: a mais indicada para tecidos elásticos, rendas e malhas, pois costura de uma forma mais suave, sem correr o risco de puxar fio.
Agulha dupla 3 mm: ela faz o papel da máquina galoneira no acabamento das peças de moda praia.
Elástico
Uma dica para medir o tamanho do elástico a ser usado é dividir a circunferência da cintura e das pernas (lugares onde normalmente são colocados) por quatro e depois multiplicar o resultado por três. Exemplo: Medida de 60 cm da cintura, dividido por 4 = 15 cm. Os 15 cm multiplicado por 3 dá 45 cm. Logo, a medida do elástico será de 45 cm.
O tipo ideal é o chamado “chato”, de espessura média.
O ponto zigue-zague é o apropriado para prender o elástico no avesso do tecido.
Fios
Os mais indicados são os de nylon ou poliéster.
“Utilizar o fio específico para overloque na bobina da máquina facilita o processo de costura, pois ele tem bastante elasticidade”, conta Lourdes Cavalini, professora da Singer.
Tecidos
Para a confecção de moda praia indica-se usar materiais com elastano. Já para o forro, prefira composições com poliamida.
Corte e costura
“Corte o molde sob o tecido virado do lado correto da peça. Cortá-lo sob o tecido do avesso pode dar diferença no resultado”, diz Lourdes.
Faça um teste no tecido e verifique a direção em que há maior elasticidade. Ela vai servir de base para o posicionamento da peça no corte. Por exemplo, a parte da cintura é a mais esticada ao ser vestida.
Você pode comprar em lojas especializadas vieses prontos nas cores e estampas de sua preferência. Alguns deles têm as medidas exatas para passar aros na confecção de sutiãs.