Como fazer uma jaqueta masculina
Stylist e apresentador de televisão, Arlindo Grund é referência de estilo. Aqui, ele mostra como foi criar uma jaqueta-desejo, ensina como usá-la e ainda dá dicas para os homens ficarem sempre elegantes.
Foto: Marina Piedade
Arlindo Grund é um dos stylists mais queridinhos da cena fashion brasileira. Com olhar clínico para identificar peças que jamais deveriam fazer parte do guarda-roupa das pessoas, ele destila sinceridade ao avaliar o estilo alheio e, em quatro anos no programa Esquadrão da Moda, já transformou dezenas de mulheres. Mas, se na TV seu alvo é a moda feminina, nesta reportagem ele ganhou a tarefa de mostrar como um homem pode ser elegante. A convite de MANEQUIM, Arlindo decidiu criar uma peça que estava desejando desde que foi a Paris para assistir aos últimos desfiles da semana de moda. “As jaquetas estão em alta, mas percebi que algumas grifes apostaram em um modelo próximo ao corpo, que é mais fácil de usar e cai bem em todos os tipos de silhueta”, diz o stylist. Para adaptar a peça a seu próprio estilo, ele optou pela combinação de tons neutros. “Adorei participar da criação da jaqueta e vou usá-la muito”, diz Arlindo.
Seguindo a tendência do mix de materiais, Arlindo adicionou um recorte de jacquard à peça feita de algodão. “Ele deu um ar atual. Aliás, o tecido precisa ser de boa qualidade para que a roupa fique com um caimento bom”, explica o stylist. Detalhista, Arlindo escolheu os tecidos e os aviamentos, além de opinar sobre todos os detalhes da peça, feita por Andréia de Araujo, professora de modelagem da escola de moda Sigbol Fashion. “O zíper nude de plástico deu um ar esportivo, e eu adoro unir esse elemento à alfaiataria. A jaqueta ficou versátil”, comemora o stylist. Arlindo Grund cita cinco regras de estilo que podem ser seguidas por todos os homens:
Faça o download do molde em PDF:
5 mandamentos da moda masculina
Experimentar
O homem nunca deve ter preguiça de provar uma roupa antes de comprá-la. O tamanho correto garante o caimento, seja de uma peça de alfaiataria ou uma de moletom.
Autoconhecimento
Conhecer o próprio corpo é muito importante para identificar as características boas, que podem ser ressaltadas, e as ruins, que devem ser disfarçadas.
Adaptação
É importante vestir-se de maneira adequada em diferentes ocasiões. Se um homem tem um estilo roqueiro, mas trabalha em um banco, por exemplo, ele precisa saber adaptar o look ao local de trabalho.
Investimento
Qualidade é mais importante do que quantidade. Roupas de bom material e com costura perfeita duram mais e vestem melhor.
Sem medo
Homens não precisam temer as tendências. Basta escolher as que têm a ver com o próprio estilo – e ouvir a opinião das mulheres!