O inverno não passará despercebido se depender das tendências vistas na SPFW55, que aconteceu na última semana de maio. As coleções estão muita cor, estampas e brilho. As modelagens, oversized, com casacos marcantes, de alfaiataria e de pelúcia. Há espaço para tudo: os dias frios não carregam mais uma identidade básica e monocromática, abrindo caminho também para looks descontraídos e divertidos. Carregando um pouco disso, temos o maximalismo como opção.
“Um jeito de escolher peças maximalistas é começar pensando qual o grau de atenção você gosta, pois é possível usar desde uma argola ou brinco grande na orelha até um casaco oversized de pelúcia verde ou estampas grandes e coloridas. Para que esses itens sejam valorizadas sem parecer um exagero ou fora de equilíbrio, não tem erro se o restante do look forem peças neutras e clássicas”, conta a expert em moda Stella Resende.
Se jogue no exagero
No Brasil, o frio não é tão brusco, mas quem não ama um belo casacão quentinho e colorido? Marcas brasileiras como LED, Igor Dadona e Weider Silveira apresentaram casacos, camisas e capas em tecidos variados, como a malha esticada. “A moda hoje não segue mais uma tendência universal, podemos nos expressar de forma livre e que nos representa através das roupas – e, acredito, o maximalismo reflete esse tipo de expressão”, pontua Stella.
Cores alegram os dias frios
David Lee, The Paradise, Isaac Silva foram outras marcas nacionais que mostraram o poder das cores nas linhas de inverno. Logo, nada como vestir nossas tonalidades favoritas no frio, para trazer autenticidade e uma pitada de alegria. “Às vezes, um look discretinho não reflete a personalidade de quem está usando e acrescentar elementos para que essa personalidade seja expressada é um caminho sem volta”, conta Stella. Que tal agregar seu estilo ao look com cores?
Brilhos estão mais que liberados
Um pouquinho de paetê nunca fez mal a ninguém, né?! Deixe de selecionar as roupas brilhantes só para ocasiões especiais. “Já faz um tempo que brilho não é um elemento extraordinário, ele passou a fazer parte do guarda-roupa para muitas ocasiões. Dá pra mesclar estampas e trazer o brilho na mesma cor. Se as estampas têm o preto com muito destaque, uma peça de brilho no mesmo tom vai conversar super bem”, sugere Stella.
“E também uma das tendências bem fortes na SPFW55 foram os trabalhos manuais, opção para um bordado de brilho diretamente nas estampas”, completa.
Oversized é o maximalismo mais amado
Peças oversized também agregam parte do nosso cotidiano e elas vem de um contexto maximalista. Se conseguimos usá-las com facilidade, por que não damos a chance para as outras citadas?! Jaquetas, casacos e parkas são estilosos, além de versáteis.
Aposte em acessórios também!
Focamos em agasalhos, mas há outras formas de agregar o maximalismo ao look. Sapatos, brincos, como Stella citou mais acima, lenços e cachecóis conseguem trazer essa estética. Invista em franjas, bordados, texturas e diferentes formas.
“Esses elementos trazem força e ar maximalista para os adereços e a ideia de pinçar peças maximalistas para looks mais clássicos e neutros encaixa muito bem para os acessórios”, recomenda Stella Resende. “Quanto mais informação, cor e personalidade nos acessórios, menos necessidades de roupas tão elaboradas, já que eles já fazem esse papel e são itens statement”.
Busque um equilíbrio!
Se ainda assim, você receio de usar peças diferentes, vem de dica! “Peças clássicas do guarda-roupa vão sempre dar esse suporte de segurança pra que a junção de peças mais ousadas consiga um equilíbrio. Juntar dois opostos faz com que o padrão fique quebrado, equilibrando e trazendo uma cara moderna”, sugere a especialista.