Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bailarina cria marca de meias-calças para vários tons de pele

Erin Carpenter passou boa parte da vida tendo que pintar as meias que comprava para que tivessem a cor de sua pele

Por Da Redação
Atualizado em 16 set 2020, 13h34 - Publicado em 3 set 2020, 19h32

Erin Carpenter sempre amou dançar e frequentou aulas de balé clássico e outras modalidades de dança desde pequena. Porém, por ser uma mulher negra, não foi tão fácil seguir a carreira no que amava. Durante o Ensino Médio, ela foi expulsa de uma aula porque ela não estava usando “uniforme”. Na realidade, Erin estava com a mesma roupa que as outras alunas, mas não encontrava meias-calças da cor da sua pele – todas eram produzidas pensando apenas em peles claras.

“Eu morri de vergonha porque tive que ir na frente de toda a classe e todos achavam que eu tinha feito algo errado. Quando perguntei pra professora o que eu deveria fazer, já que não havia meias do meu tom de pele para vender, ela disse que era pra eu pintar as meias-calças e as sapatilhas para que ficassem da cor da minha pele. Eu achei aquilo ridículo”, contou Erin ao Refinery29.

Apesar de não concordar, aquela era a única maneira de continuar fazendo o que amava, então Erin passou a pintar todas os seus uniformes com base. Muitos anos depois, quando já era dançarina profissional, teve a ideia de transformar essa experiência traumática em um negócio e criou a Nude Barre, lançada oficialmente em 2011. Com ajuda de algumas colegas dançarinas, desenvolveu 12 cores diferentes de “nude”, que combinam com praticamente todos os tons de pele.

View this post on Instagram

There is strength in sisterhood ♥️⁠ ⁠ #nudebarre #sisterhood #shadematch

A post shared by Nude Barre (@nudebarre) on

Continua após a publicidade

A Nude Barre vende meias-calças, meias arrastão, calcinhas e sutiãs. Além da variedade de tons, a marca também tem uma variedade grande de tamanhos, do PP ao 2XG, e alguns tamanhos infantis. No site, há um teste para que seja mais fácil conseguir encontrar o tom perfeito pela internet. “Marcas que não são inclusivas alimentam o racismo estrutural. Elas não ligam para a diversidade dos compradores e, por isso, podemos ver que houve um boom de marcas e empreendimentos criados por pessoas negras. Só assim conseguimos nos sentir representadas”, disse Erin.

View this post on Instagram

Allow us to reintroduce ourselves. Nude Barre is a black-owned company created by former dancer Erin Carpenter. When she started the company she always had in mind that our product would be for women to feel both seen and accepted no matter what their skin tone is. Erin understood the struggle of not being represented in the market from her experience of needing to dye her tights and undergarments to match her skin tone. That is why we offer twelve unique shades of products to choose from. Thank you for being a part of our journey in redefining the term nude. #nudebarre #smallbusiness #blackbusiness

A post shared by Nude Barre (@nudebarre) on

De acordo com uma pesquisa feita pela American Express, de 2007 a 2018 realmente houve um aumento muito grande no número de empreendimentos criados por mulheres latinas e pretas. A empresa de Erin conta com 5 funcionárias e passou por alguns momentos de dificuldade em meio à pandemia. “Por um lado, a marca conseguiu mais visibilidade e mais gente acabou nos conhecendo. Isso se deve muito a visibilidade do Black Lives Matter também. Porém, por outro lado, algumas das fábricas com quem trabalhávamos tiveram que fechar e isso nos impactou”, conta a empresária.

Continua após a publicidade

Apesar das dificuldades, Erin está focada em fazer a marca crescer e, no futuro, quer expandir ainda mais a gama de tons de pele e tamanhos. Nos próximos meses, a Nude Barre deve começar a ser vendida em algumas lojas multimarcas físicas. Um de seus maiores sonhos é também começar a produzir bodies, cintas e camisolas.

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.