4 dicas essenciais para ajustar os óculos

Se o seu modelo preferido está machucando ou com a armação torta, um especialista pode fazê-lo funcionar seguindo estes passos:

1 – Alinhar hastes e pontes
Quando colocados no rosto pela primeira vez ou com o passar do tempo, os óculos podem parecer justos ou soltos demais. Para resolver isso, o profissional vai, usando o calor, remodelar as hastes e a ponte. Com os ajustes, ambas as partes voltam ao normal e a armação fica mais centralizada e alinhada nas laterais.

2 – Mudar ou acoplar almofadas
As almofadas, peças ovaladas que protegem as laterais do nariz do atrito direto com a armação, podem sofrer desgastes de uso. Trocá-las de tempos em tempos é uma saída. Se os seus óculos não vierem com um par delas de fábrica, e você sentir a necessidade de tê-las, é possível adicioná-las mesmo em modelos de acetato.

3 – Remodelar as ponteiras
É possível que as extremidades das hastes, também chamadas de ponteiras, que servem para apoiar e prender a armação nas orelhas, fiquem tortas — e assim os óculos podem cair quando você inclinar a cabeça. Dá para fazer o realinhamento com um alicate.

4 – Acerte na hora de guardar
“Pare de colocar os óculos na cabeça”, diz o designer de óculos norte-americano GarreTt Leight. “Você corre o risco de deixar a armação desalinhada e de entortar as hastes. A oleosidade dos fios também pode sujar as lentes. Guardá-los no estojo com as lentes para baixo é a melhor opção –
e a mais chique!”