10 vestidos que fizeram história no cinema
Relembre os figurinos que se destacaram nas telas mundiais
Os filmes podem criar estrelas, mas também têm influência na moda de uma era. De Marylin Monroe a Audrey Hepburn, passando por Julia Roberts e Sharon Stone, confira uma seleção de 10 vestidos que fizeram história no cinema:
Anita Ekberg e Marlene Dietrich
Foto: Reprodução/IMBD.com
À esquerda, a inesquecível Anita Ekberg mostra toda a sua sensualidade usando um vestido com decote tomara que caia em “La Dolce Vita”, de Fellini. O vestido – que tem panos esvoaçantes costurados na região da cintura – é da grife Balenciaga. À direita, Marlene Dietrich será sempre lembrada pelo vestido branco com detalhe de pele usado no filme “Desire”. A peça foi criada pelo estilista Travis Banton.
Grace Kelly e Rita Hayworth
Foto: Reprodução/IMBD.com
À esquerda, Grace Kelly influenciou gerações de mulheres com os vestidos rodados que usou no longa “Janela Indiscreta”. O figurino foi criado pela famosa Edith Head, que durante anos comandou o guarda-roupa dos estúdios Paramount e foi indicada 35 vezes ao Oscar de Melhor Figurino. À direita, o longo preto usado por Rita Hayworth em “Gilda”, responsável pela sua imagem de “femme fatale”, é assinado pelo estilista Jean Louis.
Marylin Monroe e Audrey Hepburn
Foto: Reprodução/IMBD.com
À esquerda, o vestido branco esvoaçante plissado com decote frente única é o mais famoso usado por Marylin Monroe e apareceu na comédia “O Pecado Mora ao Lado”. Recentemente, o modelo foi leiloado por US$ 4,6 milhões (cerca de R$ 8,2 milhões). À direita, Audrey Hepburn virou o símbolo da mulher moderna e independente com os pretinhos básicos e pérolas que usou em “Bonequinha de Luxo”, que tem figurino assinado pelo estilista Hubert de Givenchy.
Sharon Stone e Molly Ringwald
Foto: Reprodução/IMBD.com
À esquerda, mais um vestido branco que fez história no cinema: no corpo de Sharon Stone em “Instinto Selvagem”, a peça foi usada sem calcinha por sua personagem, marcando a cruzada de perna mais famosa das telas. A peça, acompanhada de um casaco igualmente branco, foi desenhada pela estilista Ellen Mirojnick. À direita, Molly Ringwald se transformou em um ícone “teen” ao criar seu próprio vestido para a formatura no filme “A Garota de Rosa Shocking”. O modelo – que tem rendas e bolinhas brancas – é da estilista Marilyn Vance.
Vivien Leigh e Julia Roberts
Foto: Reprodução/IMBD.com
À esquerda, cena do filme “E o Vento Levou”, que teve um dos guarda-roupas mais completos da história do cinema. Para gravar o longa-metragem foram criadas nada menos do que cinco mil peças de roupas, todas desenhadas pelo estilista Walter Plunkett – inclusive os vestidos poderosos da protagonista, a atriz Vivien Leigh. À direita, o vestido vermelho usado por Julia Roberts em “Uma Linda Mulher”, que também foi criado pela estilista Marilyn Vance.