10 maneiras de entender sobre o uso de tecidos
Entenda mais sobre os diferentes tipos e descubra a funcionalidade de cada um para o dia a dia.
1. Seda
É um tecido forte, porém de aparência delicada e caimento suave. É muito utilizado para fazer roupas finas, especialmente vestidos de festa.
2. Renda
Comum em vestidos de noiva e lingeries é sofisticada e tem desenhos florais e arabescos que conferem delicadeza às peças.
3. Gabardine
É um tipo de material com ótimas resistência e textura. Por ter caimento estrutural é indicado para confeccionar roupas de escritório, como calças e blazers.
4. Lã
É usada principalmente para fazer suéteres e casacos. Pode ser pura, feita do pelo de ovelhas, ou misturada com outras fibras, como algodão e seda.
5. Denim
Popularmente chamado de jeans, é durável e forte. Faz calças e jaquetas, mas, no passado, era utilizado nas velas das caravelas de Cristóvão Colombo.
6. Voal
Leve e semitransparente. Por ter caimento esvoaçante, pode ser usado em vestidos, blusas e também para produzir cortinas.
7. Náilon
É derivado de resina de poliamida e foi o primeiro tecido sintético a ser produzido industrialmente. Faz jaquetas e calças esportivas.
8. Lurex
São fios de poliéster que possuem uma aparência metálica e brilhante. Garante um efeito luminoso em vestidos de festa.
9. Poliamida
O material é usado na moda praia para fazer biquínis e maiôs. Entre suas propriedades, se destacam o alongamento e o conforto.
10. Malha de algodão
Bastante macia e confortável, é um tecido durável, resistente e possui boa capacidade de absorção. É usada para confeccionar camisetas e tops