PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Uma experiência gastronômica inédita: vinho com chá

A Vinícola Guaspari e a marca brasileira de chás 100% naturais Infusiva propõem um workshop de harmonização das bebidas

Por Helena Galante
2 nov 2024, 09h00
Uma experiência gastronômica inédita: Guaspari e Infusiva sugerem um gole de chá antes de uma taça de vinho. Você topa?
Uma experiência gastronômica inédita: Guaspari e Infusiva sugerem um gole de chá antes de uma taça de vinho. Você topa? (Daniela Matias/Guaspari/Divulgação)
Continua após publicidade

Durante 10 anos, fui crítica gastronômica de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, o mais respeitado guia dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo. Tomar café da manhã, almoçar e jantar fora eram minha rotina diária – então posso dizer, com segurança, que já provei as combinações MAIS inusitadas de sabores.

Eis que em pleno 2024 encontro uma experiência gastronômica inédita: uma harmonização de vinho com chá. Você toparia experimentar ou torce o nariz para a novidade?

+ O que fazer de janta hoje? 5 ideias de receitas práticas

Harmonização de vinhos e chás: parceria da vinícola Guaspari com a marca Infusiva
Harmonização de vinhos e chás: parceria da vinícola Guaspari com a marca Infusiva (Daniela Matias/Guaspari/Divulgação)

Como funciona a harmonização de vinho com chá

A experiência é uma proposta da Vinícola Guaspari, localizada em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, e da Infusiva, uma marca brasileira de blends de chás 100% naturais fundada pela “tea blender” Juliana Zannini. Junto com o gastrólogo e chef Henrique Campos, a ideia é brincar com a densidade das bebidas e saborear como uma influencia na degustação da outra.

Dentro da sede da Guaspari, os visitantes que se aventurarem pelo novo workshop de harmonização de vinho com chá primeiro recebem uma aula sobre a origem da planta usada nos blends das infusões, desde os métodos de processamento até a influência do terroir na xícara (sim, o vocabulário idêntico ao do universo da enologia não é mera coincidência).

Continua após a publicidade
Workshop de harmonização de vinhos e chás: brancos e tintos são servidos nas mesmas taças que os chás, todos resfriados
Workshop de harmonização de vinhos e chás: brancos e tintos são servidos nas mesmas taças que os chás, todos resfriados (Daniela Matias/Guaspari/Divulgação)

A apresentação das bebidas está longe do que normalmente associamos ao chá da tarde. No lugar das xícaras, entram as taças de vinho. Nada de chá quente nessa hora também: ele é servido resfriado, quase na mesma temperatura dos rótulos da Vinícola Guaspari. Alguns dos vinhos provados são o Vale da Pedra, com notas acentuadas de especiarias, e o Syrah Vista do Chá (sim, o chá dá nome ao vinho), cujos sabores e aromas remetem a frutas vermelhas mais maduras.

Numa degustação profissional de vinhos, não é raro que os degustadores descartem a bebida numa cuspideira depois de passear com a bebida por toda a boca (eles não querem se embebedar, claro!). Para nós, que queremos apenas curtir o programa, a sugestão é seguir em parte o ritual da harmonização. Começamos com os chás: movimentamos a bebida na taça, sentimos seus aromas, colocamos na boca. Na sequência, é hora de fazer a mesma coisa com o vinho.

Minha sensação na língua era como se o chá “preparasse” as papilas gustativas para receber a bebida alcóolica com mais suavidade. Um queijo selecionado da Pardinho Artesanal acompanha, assim como pães fresquinhos. Vale brincar de variar a ordem: chá-vinho-queijo, vinho-queijo-chá ou queijo-chá-vinho, o que sua intuição mandar. Há uma taça de água disponível, como manda a tradição, mas de verdade achei que a água “quebra” a brincadeira, melhor um chá!

Continua após a publicidade

Depois do workshop, um brunch com chás quentes

Depois da experiência (são 4 vinhos e 4 chás servidos em taças), os visitantes desfrutam de um brunch com pães salgados e doces, mais queijos e geleias artesanais. Para quem sente falta da experiência convencional do chá (quente e na xícara), esse é o momento. Ao contrário de outras marcas, porém, a Infusiva não adiciona aromas aos chás: um convite para o deleite de sabores ora intensos, ora sutis, de ervas, frutas e flores.

O workshop Guaspari & Infusiva acontece nos dias 2 e 9 de novembro, em dois horários diferentes: às 10h30 ou às 14h30. Por pessoa, custa R$ 428,00.

  • Vinícola Guaspari 
  • Rua Pedro Ferrari, 300 – Parque do Lago – Espírito Santo do Pinhal – SP 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.