Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Mãe, filho e sócios: 7 histórias familiares de sucesso na gastronomia

Conheça a história inspiradora de mães e filhos que se aventuraram juntos no empreendedorismo em restaurantes, cafés e confeitarias

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 Maio 2025, 08h00
Restaurantes comandados por mãe e filha
Leila Youssef, fundadora do restaurante Arabia, e suas filhas (Tadeu Brunelli/Divulgação)
Continua após publicidade

A combinação de laços familiares e visão empreendedora tem se revelado um tempero especial no competitivo cenário da gastronomia. Histórias de mães e filhos que unem forças, transformando receitas de família em negócios prósperos, ilustram essa tendência saborosa.

Às vezes é fácil, outras vezes é difícil, mas sempre um aprendizado. Trabalhar em família exige lidar com emoções intensas, afinidades e diferenças, comenta Leila Youssef, fundadora do restaurante Arabia, sobre a relação com as filhas.

Apesar dos desafios em dividir a rotina de trabalho entre mãe e filho, a jornada certamente não escapa de se torna mais especial: “Dividimos sonhos, decisões e conquistas com amor, respeito e muita dedicação. É mais do que uma sociedade: é uma parceria de vida”, define Leonardo Borges, que fundou a confeitaria Flakes ao lado da mãe.

A seguir, você confere sete exemplos de parcerias bem-sucedidas, onde a cumplicidade e o talento se fundem para criar legados gastronômicos marcantes.

Due Cuochi

Due Cuochi celebra o Natal com cardápio que brinda a união de mãe e filha
Há 20 anos, Virginia Jancsó e Ida Maria Frank administram o Due Cuochi numa inabalável parceria entre mãe e filha (Breno da Matta/CLAUDIA)

A relação na mesa sempre existiu na casa da família de Ida Maria Frank e Virginia Jancsó: era em volta da comida que as memórias se criavam, e foi a partir desse sentimento que as receitas foram tomando forma para o restaurante. 

“Eu trabalhava em outra área e engravidei. Nesse período, ela morava na França e ficou viúva. Foi um resgate lindo eu poder estar junto com a minha mãe e ter a possibilidade de criar bem minha filha”, relata Virginia Jancsó sobre o convite feito por sua mãe para trabalharem juntas, há 27 anos.

Continua após a publicidade

Em 2005, a dupla inaugurou o Due Cuochi, restaurante de mãe e filha focado nas massas caseiras e outros preparos aconchegantes.

Capim Santo

Restaurantes comandados por mãe e filha
Sandra Marques e Morena Leite são mãe e filha e idealizadoras do Capim Santo (Capim Santo/Divulgação)

A trajetória de Sandra Marques e Morena Leite, mãe e filha, personifica a cozinha como um território de memórias, afeto e evolução. Pioneira ao fundar o Capim Santo, Sandra estabeleceu uma culinária brasileira autêntica, valorizando ingredientes nativos, a simplicidade e a hospitalidade em generosos banquetes tropicais.

Sandra relata que, inicialmente, abrir um negócio na gastronomia não fazia parte de seus planos, já que sua formação era em Arquitetura. No entanto, cozinhar surgiu como um meio de subsistência em Trancoso, especialmente para criar sua filha em um período com poucas oportunidades. Ao se encontrar em Trancoso com Morena, então com um ano de idade e sem emprego, Sandra percebeu que a culinária seria sua forma de sobreviver naquele lugar, sendo também uma de suas maiores paixões.

Continua após a publicidade

Morena, imersa nesse universo desde a infância, absorveu a compreensão de que cozinhar transcende o preparo de alimentos, representando um ato de cuidado.

“Ver a Morena trilhar esse mesmo caminho, florescendo do jeito que floresceu, com tanta garra, tanta energia, e fazendo um trabalho muito maior do que quando eu comecei, vendendo prato do dia, salgados na praia (não era eu quem vendia, mas minhas vizinhas), ver no que o Capim Santo se transformou é muito bonito. É de uma grandeza difícil de medir em palavras, uma satisfação enorme e uma sensação de que deu certo. E mais do que certo”, comenta Sandra.

Com uma formação internacional e uma visão atualizada, Morena expandiu o legado materno, elevando o Capim Santo a novas alturas. Atualmente, ela é a responsável por reinterpretar a essência da marca em pratos que mantêm a identidade brasileira, agregando sofisticação e significado.

“Para mim, trabalhar com a minha mãe é saber que tenho a retaguarda e a segurança da vivência e da maturidade dela. Me inspiro muito nela. Sempre digo que temos uma relação muito próxima, porque trocamos ideias o tempo todo. Brinco que a gente ‘bate figurinha’: ligo para ela para perguntar sobre cardápios, ela adora pesquisar… Então, temos uma troca muito gostosa, constante e enriquecedora”, conclui Morena.

Arabia

Restaurantes comandados por mãe e filha
Fernanda (ao centro) e suas irmãs, Laura e Julia Kuczynski, testemunharam a dedicação incansável da mãe, Leila Youssef, na cozinha (Tadeu Brunelli/Divulgação)
Continua após a publicidade

Com o desejo de ter uma casa sempre cheia e ecoando a cultura árabe, onde cozinhar se manifesta em mesas generosas, Leila Youssef deu vida ao Arabia em 1987. Inicialmente uma modesta rotisseria, o negócio floresceu com as receitas autorais de Leila. Anos depois, ao lado do marido, Sergio Kuczynski, ela inaugurou a unidade na Rua Haddock Lobo, que se consagraria como um dos mais tradicionais e premiados restaurantes de sua especialidade. Hoje, a filha Fernanda Kuczynski perpetua o legado familiar.

Crescendo em meio aos sabores e aromas do Arabia, Fernanda e suas irmãs, Julia e Laura Kuczynski, testemunharam a dedicação incansável da mãe na cozinha, transformando o restaurante em um alicerce da família. Para elas, a história do Arabia se entrelaça com a própria história de vida.

É inspirador e desafiador”, define Fernanda Kuczynski sobre trabalhar ao lado da matriarca. Cada dia traz novas oportunidades de crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Enfrentamos obstáculos, mas também celebramos conquistas que nos motivam a continuar. Essa experiência nos ensina muito e fortalece nossa conexão e determinação.

Excelência, dedicação e força são os pilares que as irmãs atribuem à trajetória da mãe. Para Leila, contudo, o Arabia transcende o âmbito profissional, representando um espaço de encontro e conexão. Ela transmitiu às filhas o aprendizado que recebeu de seus pais, um ensinamento fundamental para o sucesso do restaurante e para a união familiar.

Às vezes é fácil, outras vezes é difícil, mas sempre um aprendizado. Trabalhar em família exige lidar com emoções intensas, afinidades e diferenças. Apesar dos desafios, temos uma conexão única que facilita a convivência. No fim das contas, o amor e o respeito tornam a nossa parceria muito especial, comenta Leila Youssef.

Continua após a publicidade

Casa Hario

Restaurantes comandados por mãe e filha
Katia e Mariana Nassuno, mãe e filha, trabalham comandam juntas a Casa Hario (Neuton Araújo/Divulgação)

Em 2024, São Paulo ganhou a primeira Casa Hario do mundo, um espaço multifuncional que integra cafeteria, loja, bar e restaurante, oferecendo uma experiência completa com os produtos da marca japonesa de café e bebidas. O projeto inédito é liderado por Katia Nassuno, empreendedora com vasta experiência no mercado brasileiro, e sua filha, Mariana Nassuno, atual gerente de Marketing e Comercial da Hario no Brasil.

Katia Nassuno, formada em TI pelo ITA e com pós-graduação pela FGV, iniciou sua carreira desenvolvendo sistemas ERP, o que lhe proporcionou uma visão estratégica de negócios. Em 1993, abriu uma loja de enxoval, mas dedicou-se à família após o nascimento da segunda filha. Seu espírito empreendedor a levou a fundar, em 2003, a Flavors, empresa pioneira na importação de xaropes franceses, transformando o mercado de cafeterias e coquetelaria no Brasil.

“Eu amo [trabalhar entre mãe e filha]. Apesar de tratarmos de assuntos de trabalho na maior parte do tempo, ter o privilégio de ver a minha filha quase todos os dias não tem preço. Poder contribuir com o crescimento profissional e ver sua evolução é valiosíssimo, revela Katia Nassuno a mãe.

Em 2012, a Flavors estabeleceu uma parceria estratégica com a Hario, tornando-se a importadora e representante exclusiva da marca no país. A relação de sucesso culminou com a concessão do nome Hario para a expansão no varejo e food service nacional, impulsionando a criação da inovadora Casa Hario, sob o comando de Katia e Mariana Nassuno.

Continua após a publicidade

“Os filhos, à medida que crescem, vão se tornando independentes e o convívio se torna menos frequente. Trabalhar junto proporciona o caminho inverso. Mas precisamos sempre vigiar para que possamos também ter momentos mãe e filha, de intimidade e descontração. Muitas vezes fora do trabalho nos falamos: ‘sobre trabalho não!’”, completa Katia.

Trabalhar com a minha mãe é uma continuação natural da nossa história e um privilégio. Cresci vendo-a trabalhar — participava de reuniões com ela ainda criança — e hoje tenho a sorte de dividir com ela um projeto tão desafiador e especial. Admiro profundamente sua determinação, ambição e, acima de tudo, a pessoa incrível que ela é. Ter esse apoio tão próximo no dia a dia, vindo de alguém que sempre me inspirou, torna tudo ainda mais significativo”, declara Mariana Nassuno, a filha.

Gato Café

Restaurantes comandados por mãe e filha
Giovanna e Branca Molinaro, filha e mãe, são donas do Gato Café, no Rio de Janeiro (Gato Café/Divulgação)

Pioneiro nesse mercado no Rio de Janeiro, o Gato Café conta com duas unidades no Rio de Janeiro e, por lá, os clientes podem conviver com gatinhos enquanto comem e bebem, e ainda podem formalizar a adoção e darem um novo lar para os bichanos – mais de 650 já foram adotados.

O local é comandado por mãe e filha: enquanto a Giovanna Molinaro fundou e cuida de todos os detalhes de marketing, sua mãe, Branca, é veterinária e cuida das partes dos felinos.

“Trabalhar com minha mãe é uma experiência incrível. Claro que há desafios, mas a confiança que tenho nela é fundamental para o nosso sucesso. Saber que posso contar com ela em qualquer momento, independentemente dos obstáculos, é um grande conforto. Ao longo desses quase 5 anos, aprendemos muito juntas e nos especializamos em diferentes áreas da empresa, o que nos permite trabalhar em equipe de forma eficiente e nos apoiar mutuamente, relata Giovanna Molinaro, a filha e sócia do negócio.

Já Branca, a mãe e veterinária responsável pelos gatinhos do Gato Café, define a experiência como uma mistura de sentimentos: Por um lado, é incrível ter a pessoa em quem confio mais ao meu lado. Por outro, há o medo de não estar à altura, de decepcioná-la. Mas, no fim das contas, é maravilhoso saber que tenho alguém que me apoia e com quem compartilho não apenas o trabalho, mas momentos preciosos”, declara.

Flakes

Restaurantes comandados por mãe e filho
Leonardo e Laura Borges, mãe e filho e donos da Flakes (Flakes/Divulgação)

Em 2016, Laura e Leonardo Borges, mãe e filho, uniram seus esforços e, com recursos limitados, deram o pontapé inicial em uma promissora jornada na confeitaria. A iniciativa surgiu quando Leonardo, então estudante de medicina, começou a vender alfajores no ambiente acadêmico com o apoio de Laura. A proposta era clara: oferecer doces de alta qualidade com um visual atraente para conquistar e fidelizar clientes.

Superando diversos obstáculos, o que nasceu como uma modesta fonte de renda extra floresceu e se consolidou como a Flakes, uma confeitaria de grande destaque nas redes sociais. Inaugurada em 2018 em Porto Velho, Rondônia, a empresa é fruto da sociedade entre mãe e filho.

“Trabalhar com a minha mãe é uma das maiores bênçãos da minha vida. Além de ser minha sócia, ela foi a primeira pessoa, mesmo com medo, a embarcar nesse sonho, quando eu ainda duvidava que poderia dar certo, oferecendo apoio, sabedoria e confiança”, declara Leonardo. “Ter alguém com quem compartilho laços tão profundos, também como parceira de negócio, torna tudo mais especial. Dividimos sonhos, decisões e conquistas com amor, respeito e muita dedicação. É mais do que uma sociedade: é uma parceria de vida.

Atualmente, Laura e Leonardo administram não apenas a Flakes, que expandiu suas operações com duas unidades em São Paulo, mas também a Flakes Academy. A escola já capacitou mais de 60 mil alunos no universo da confeitaria e do empreendedorismo, oferecendo cursos online e presenciais.

“Trabalhar com o meu filho é uma experiência especial e inspiradora. Ele me incentivou a quebrar uma barreira gigante, e foi ele quem me fez acreditar que eu poderia me tornar uma empreendedora. Sempre acreditou no meu potencial e é uma honra estar ao lado dele nessa jornada, dividindo decisões e conquistas, finaliza a mãe.

Amadeus

Restaurantes comandados por mãe e filha
Ana e Bella Masano, mãe e filha, atuam juntas no Amadeus (@restauranteamadeus/Reprodução)

Ana Masano, junto com seu marido Tadeu Masano, fundou o restaurante em São Paulo em 1987, transformando o que era um hobby de cozinhar para amigos em um dos mais tradicionais e renomados restaurantes de peixes e frutos do mar da cidade. Bella Masano, filha do casal, lidera a cozinha do Amadeus há muitos anos, dando continuidade ao legado do restaurante fundado por seus pais.

“Minha mãe é maravilhosa, é a grande alma do Amadeus. Trabalhar ao lado dela foi um grande presente pra mim, já que nos aproximamos ainda mais e nos tornamos grandes companheiras, define a chef.

Atualmente, mesmo com Bella à frente da cozinha, a influência da mãe permanece ativa no Amadeus, que continua sendo um negócio familiar dedicado a oferecer uma gastronomia com destaque para os frutos do mar na capital paulista: “Para mim, trabalhar com a Bella é uma experiência maravilhosa e gratificante, é realmente um previlégio trabalhar ao lado da minha filha, define Ana, que hoje está à frente da hospitalidade do restaurante.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.