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Ítalo Ferreira fala da paixão por café e marca própria de grãos especiais

Surfista campeão olímpico conta à CLAUDIA sobre suas memórias com o café e o processo para criar sua própria marca

Por Jonathan Pereira
Atualizado em 20 ago 2024, 19h27 - Publicado em 20 ago 2024, 18h10
Ítalo Ferreira recorda memórias com café e conta o que o fez lançar uma marca própria
Ítalo Ferreira recorda memórias com café e conta o que o fez lançar uma marca própria (JP Maia/IF15/Divulgação)
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Ítalo Ferreira não esconde sua paixão por café – bebida que o acompanha nas competições de surfe, como o Circuito Mundial (WSL) ou os Jogos Olímpicos. Tanto que decidiu lançar uma marca própria, “Stoke-Ed Coffee“, com grãos selecionados na região da Chapada Diamantina, na Bahia, pela empresa Latitude 13. Em entrevista exclusiva à CLAUDIA durante o lançamento, em São Paulo, o surfista campeão olímpico em Tóquio (2021) conta as memórias que esta bebida lhe traz e como se envolveu em todo o processo, da colheita ao lançamento.

Na fazenda na Chapada Diamantina, Ítalo Ferreira acompanha a colheita dos grãos de café
Na fazenda na Chapada Diamantina, Ítalo Ferreira acompanha a colheita dos grãos de café (Ítalo Ferreira quis acompanhar de perto os processos de produção do café/Divulgação)

Eu amo café, consumo desde criança. Toda vez que eu volto para casa a gente se reúne para o cafezinho da tarde e conversa sobre todos os assuntos. Gosto de café preto sem açúcar, não posso tomar açúcar que o técnico briga comigo (risos). Para acompanhar, tomo com cuscuz, mas tapioca ou torrada também são combinações muito boas.”

Ele compartilha uma recordação da adolescência. “A minha melhor memória com o café é de quando eu surfava em Baía Formosa (RN). Terminava a onda na frente da casa de uma senhora e sempre ela estava tomando café. Daí eu parava nela, tomava café e voltava a surfar.”

Ítalo Ferreira sonhava em ter uma marca própria de café
Ítalo Ferreira sonhava em ter uma marca própria de café (JP Maia/IF15/Divulgação)

A ideia de desenvolver um café com grãos especiais surgiu em 2020, quando Ítalo estava nas Maldivas. “Tem alguns anos já que a gente vem trabalhando nesse projeto, que era um desejo meu, um sonho de ter uma marca, algo projetado por mim. Logo depois que eu me lesionei (em julho do ano passado, no joelho direito), estive na fazenda para provar, saber qual o melhor grão, fui entender todo o processo. Os ramos são colhidos à mão e selecionados para ter o melhor café, a melhor produção”, explica.

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Ítalo Ferreira quis acompanhar de perto os processos de produção do café
Ítalo Ferreira quis acompanhar de perto os processos de produção do café (JP Maia/IF15/Divulgação)

O nome, “Stoke-Ed Coffee”, foi escolhido por conta de uma brincadeira que aconteceu em seu primeiro ano no Circuito Mundial de Surfe – nesta semana, Ítalo disputa uma vaga na WSL Finals, a etapa decisiva do campeonato, que acontecerá de 6 a 14 de setembro. 

“O meu inglês era limitado e eu só sabia falar ‘Stoked’ (“muito animado”, “amarradão”, em tradução livre). Como eu tinha um sotaque, a turma começou a brincar e colocaram o ‘ed’. Isso foi em 2019. Depois eu tatuei no meu braço e vim com essa imagem e sentimento de empolgação, que eu queria transmitir através do café“, recorda.

O café

Os grãos resultam em um café especial com pontuação acima de 85 pontos
Os grãos resultam em um café especial com pontuação acima de 85 pontos (JP Maia/IF15/Divulgação)
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O surfista diz que chegou a levar o café da Latitude 13 para a Olimpíada de Tóquio – mas decidiu lançar sua marca só agora. “Eu preferi ir devagar, conquistando espaço e, se Deus permitir, ir caminhando. Temos tido um bom feedback”, afirma.

A plantação fica na Fazenda Progresso Mucugê Bahia, na Chapada Diamantina. O diretor-executivo da Latitude 13, Luca Allegro, comenta a parceria. “Ele queria um café especial mais encorpado, mais intenso, com essa pegada. Selecionamos os grãos de acordo com o perfil de sabor e aroma que ele escolheu. E ele não quis lançar o produto antes de conhecer bem, desenvolver, provar, participar do processo. O Ítalo é muito cuidadoso”, elogia. 

Embalagem do café faz referência à primeira prancha de surf de Ítalo Ferreira e à conquista da medalha de ouro
Embalagem do café faz referência à primeira prancha de surf de Ítalo Ferreira e à conquista da medalha de ouro (JP Maia/IF15/Divulgação)

Até a embalagem tem o dedo de Ítalo: a cor preta faz referência à primeira prancha de surf, e o dourado à medalha de ouro nas Olimpíadas. “Eu coloquei o dourado no meio do projeto porque sou o primeiro surfista da história das Olimpíadas a conquistar uma medalha de ouro. Se não tivesse conquistado a medalha de ouro, eu teria que alterar a cor.”

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O “Stoke-Ed Coffee” é descrito como um “café especial com pontuação acima de 85 pontos, torra média, variedade catuai vermelho, blend de café natural e despolpado. Notas frutadas e de chocolate, bebida intensa, encorpada, sedosa e delicada”.

Os pacotes de 250g podem ser encontrados na Padoca Le Cousin, em Fortaleza, loja física da Latitude 13, em Salvador, e Casa Santa Luzia, em São Paulo, além do e-commerce da marca e pelo Mercado Livre, com valores a partir de R$ 34,20.

Parabéns olímpico

Ítalo comemora também as medalhas que o Brasil conquistou nos Jogos Olímpicos de Paris – para o qual não se classificou e teve de ficar de fora. “Gostaria de parabenizar todos os atletas, sem dúvidas viveram os melhores momentos da vida deles. Quem não queria estar numa Olimpíada representando o país e levando uma medalha? Eu vivi aquilo e sei o quanto é especial.”

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