Sopa de feijão branco com semente de quinua e amaranto, acompanhados de espinafre orgânico e uva-passa

Nível de dificuldade: Fácil, Categoria: Sopa e caldo

  • Categoria: Sopa e caldo
  • Dificuldade: Fácil
  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
  • Tipo: Prato principal

Ingredientes:

. 2 xícaras (chá) de feijão branco
. 200 g de talos de espinafre orgânico
. 100 g de semente de quinua
. 100 g de semente de amaranto
. 30 g de uva-passa
. 1 colher (chá) de alho ou 1 dente de alho
. Salsa e cebolinha a gosto
. Azeite de oliva extravirgem
. Molho shoyu a gosto

 

Modo de preparo:

Deixe o feijão branco de molho em água de um dia para o outro (mínimo de 12 horas).
Primeiro, cozinhe em fogo médio os talos de espinafre em água fervente por 10 minutos ou até ficarem al dente. Reserve. Depois, cozinhe a quinua por 12 minutos em água fervente. Em seguida, faça o mesmo com as sementes de amaranto, deixando-as no fogo por 18 minutos. Em um pote, coloque as uvas-passas em 500 ml de água fria e deixe-as de molho por 15 minutos. Troque a água do feijão (na proporção de 2 copos de água por 1 copo de feijão) e leve ao fogo por aproximadamente 12 minutos. Em uma frigideira, refogue a salsa, o alho e a cebolinha em um fio de azeite extravirgem e deixe dourar por 3 minutos. Em um liquidificador, bata juntos metade do feijão e metade dos talos de espinafre até ficarem com uma textura bem cremosa (se necessário, use um pouco de água do cozimento do espinafre, depois que estiver fria, para ajudar no processamento). Feito isso, junte todos os ingredientes em uma panela, coloque em fogo baixo por 10 minutos sempre mexendo. Tempere com sal ou shoyu a gosto. Sirva a sopa cremosa com parte dos grãos e sementes que não foram triturados, misturados com os talos de espinafre picados. Finalize colocando algumas passas por cima.
 
Dica: Cozinhe separadamente a quinua e o amaranto, se possível reaproveitando a água do cozimento do espinafre.