Saiba como preparar um jantar de Natal que é a cara do verão
Este jantar de Natal foi preparado pela chef Carina Manzoli, do restaurante e bufê Famiglia Manzoli, em São Paulo
Onde o Natal é celebrado em pleno verão, fica até estranho abraçar símbolos tradicionais de outros países. Papai Noel com roupa pesadíssima? Flocos de neve? Que tal trocar tudo isso por itens tropicais, como folhagens e flores com cores fortes?
A chef Carina Manzoli garante leveza à mesa com ingredientes frescos, que combinam com os termômetros no mês de dezembro. “É o que costumo servir na ceia da minha família”, explica ela, que sempre conta com a ajuda da mãe, Eliane. Enquanto Carina comanda a unidade do Famiglia Manzoli em São Paulo, Eliane toca a de Ilhabela.
“Temos a influência da Itália nas veias, mas lá, nesta época, faz um frio danado. Os italianos comem capeletti in brodo. Aqui, nem pensar, né? Precisamos adaptar o cardápio à nossa realidade. Sugerimos peixes e acompanhamentos de sabor mais delicado”, afirma Carina.
Com três vegetarianos na família, a chef conta que tem a preocupação de providenciar pratos sem carne, como o ratatouille. O bacalhau, claro, também não pode faltar. Mas, para sair da mesmice, a chef propõe incluí-lo numa salada geladinha.
Comer e brindar
O assado costuma ser um dos pratos mais disputados na noite de Natal. Nesta celebração, a estrela é o lombo recheado com bacon e damasco, que ganhou mais aroma com os ramos de alecrim. Como o luxo mora nos detalhes, a chef Carina criou dois drinques especiais para a ocasião. O uísque berry e o gim bells podem ser servidos em lindas taças, dando requinte ao brinde. Eles ficam prontos rapidamente – o que é ideal para quem já gastou boas horas na cozinha.
Para acompanhar o estilo do cardápio, a decoração reúne um mix de metalizados, que aparecem nos talheres dourados e no jogo americano prateado, combinado com o laranja. Em contraste, cestas e objetos de palha complementam, garantindo o ar de descontração. No lugar das tradicionais flores, folhas de costelas-de-adão e de filodendro, entre outras. Em uma proposta inusitada, essas folhagens viraram caminho de mesa, substituindo os tecidos.
Confira 6 receitas da Chef Carina Manzoli para preparar um jantar de Natal que é a cara do verão:
1. Gin Bells
Pronto em 10 minutos | Rende 1 porção
Ingredientes:
- Gelo a gosto
- 1 dose de gim
- 2 doses de água tônica
- 2 colheres (sopa) de semente de romã
- 1 ramo de manjericão
Modo de preparo:
Encha um copo com gelo. Despeje o gim e depois a água tônica. Junte as sementes de romã e misture delicadamente de forma que elas se concentrem no fundo do copo. Decore com o manjericão e sirva.
2. Uísque Berry
Pronto em 10 minutos | Rende 1 porção
Ingredientes:
- Gelo a gosto
- 1 dose de uísque
- 3 colheres (sopa) de licor de framboesa
- 1 ramo de tomilho
- 1 framboesa fresca
Modo de preparo:
Encha o copo com gelo. Despeje o uísque e depois o licor de framboesa. Decore com o tomilho e a framboesa e sirva.
3. Cuscuz de Beterraba com Tartar de Salmão
Pronto em 45 minutos | Rende 4 porções
Ingredientes:
- 1/2 beterraba, sem casca, cozida
- 2 dentes de alho
- Orégano a gosto
- 3/4 de xícara de cuscuz marroquino
- Suco de 1/2 laranja
- 5 fatias finas de pepino
- 1 cenoura pequena cortada em palitos
- 1/2 pimentão vermelho pequeno em fatias
- Ervas aromáticas a gosto (alecrim, louro, manjericão)
- Azeite e sal a gosto
- 1 filé de 200 gramas de salmão, sem pele, em cubos pequenos (para o tartar de salmão)
- 1/2 cebola roxa picada (para o tartar de salmão)
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon (para o tartar de salmão)
- 1/2 colher (sopa) de maionese (para o tartar de salmão)
- Sal a gosto (para o tartar de salmão)
- Folhas de agrião baby para finalizar (para o tartar de salmão)
Modo de preparo:
No liquidificador, bata a beterraba com um pouco da água do cozimento, 1 dente de alho em lascas e orégano. Em uma tigela, junte o cuscuz, a beterraba batida e 2 xícaras de água quente. Adicione o dente de alho restante picado e os demais ingredientes e misture. Quando a água tiver sido totalmente absorvida, solte os grãos com a ajuda de um garfo e deixe esfriar ligeiramente.
Prepare o tartar de salmão: Em uma tigela, misture o salmão com a cebola e a mostarda. Junte a maionese e tempere com sal. Transfira o cuscuz para uma bandeja e modele formando um retângulo. Disponha o salmão por cima delicadamente. Distribua as folhas de agrião, uma a uma. Mantenha na geladeira até a hora de servir.
4. Salada de grão-de-bico e bacalhau
Pronto em 1 hora + tempo de geladeira | Rende 4 porções
Ingredientes:
- 500 gramas de bacalhau dessalgado
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 1/2 xícara de cebola picada
- 1/2 xícara de pimentão vermelho picado
- 1/2 xícara de pimentão verde picado
- 20 azeitonas picadas
- Suco de 1 limão
- Cebolinha a gosto picada
- 1/2 xícara de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela com 2 litros de água, cozinhe o bacalhau por 30 minutos em fogo médio. Desfie e transfira para uma tigela. Junte os demais ingredientes e misture bem. Deixe na geladeira por, no mínimo, duas horas antes de servir.
5. Ratatouille
Pronto em 1 hora | Rende 4 porções
Ingredientes:
- 1 berinjela cortada em fatias longitudinais
- 1 abobrinha cortada em fatias longitudinais
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- 2 tomates cortados em rodelas finas
- 5 tomates-cereja
- 2 dentes de alho picados
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de azeite
- 1 ramo de alecrim
- 2 colheres (sopa) de tomilho
Modo de preparo:
Com uma folha de papel-alumínio, modele uma espécie de fôrma de cerca de 15 centímetros de diâmetro. Forre as laterais da fôrma intercalando, em espiral, camadas de berinjela, abobrinha, cebola e tomate, formando uma flor. No centro, disponha os tomates-cereja. Tempere com o alho e sal e regue com o azeite. Salpique com o alecrim e o tomilho e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que dourem. Retire do forno e, delicadamente, vá abrindo o papel- -alumínio. Com ajuda de uma espátula, transfira o ratatouille para um prato. Regue novamente com azeite e sirva.
6. Lombo recheado com damasco
Pronto em 1 hora e 45 minutos + tempo de geladeira | Rende 4 porções
Ingredientes:
- 2 quilos de lombo de porco temperado
- 1 xícara de vinho branco seco
- 100 gramas de bacon em fatias
- 2 xícaras de damasco picado
- Ramos de alecrim para decorar
Modo de preparo:
Em uma fôrma, faça um corte no lombo, no sentido do comprimento, mantendo o fundo e as laterais fechados, como um envelope. Regue com o vinho e deixe marinar na geladeira por cerca de uma hora. Transfira o vinho para um recipiente e reserve. Recheie o lombo com o bacon e o damasco e feche a abertura com palitos. Cubra com papel- -alumínio e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de uma hora, regando a cada 20 minutos com o vinho usado na marinada. Retire o papel-alumínio e deixe dourar. Sirva com o molho que ficou na assadeira, decorado com os ramos de alecrim.