Receitas da TV para você fazer em casa

Inspire-se e prepare na sua casa as comidas que aparecem no horário nobre das novelas

Você quer repetir em casa as tentações que vê na TV? Aprenda as receitas das novelas
Foto: Getty Images

Noveleiras assumidas ou não, difícil quem resista diante das receitas gostosas que aparecem nas tramas da TV, não é mesmo? Pensando nisto, reunimos aqui os pratos que roubam a cena nas novelas. São opções para todos os gostos para você se inspirar, copiar e fazer em casa, trazendo para sua mesa o clima tentador da telinhas. Bom apetite!

Vidas em Jogo – Record

O cearense Severino, vivido pelo ator Paulo César Grande, na novela Vidas em Jogo, na Record, deu um duro danato até conseguir ter o próprio comércio, que é seu orgulho. O próprio ator, que adora cozinhar, está muito à vontade na pele deste envolvente personagem. Mas, claro, os méritos das delícias do Cantinho do Severino também são da cozinha de mão-cheia Margarina, interpretada por Amanda Lee. Ficou inspirada? Copie as receitas típicas do Norte e Nordeste, muito apreciadas na novela.

É impossível, também, não ficar com água na boca quando a gravação de Vidas em Jogo é na doceria Doce & Dança de Augusta, personagem de Denise Del Vecchio. E para você copiar as delícias da trama a gente dá a receita aqui. Anota aí!

Cordel Encantado – Globo

Além de linda e meiga, Maria Cesária (Lucy Ramos) é uma cozinheira de mão-cheia e, com seus talentos, roubou o coração do Reio Augusto (Carmo Dalla Vecchia) em Cordel Encantado. Quer conquistar você também um prínce de contos de fadas? Então anote as receitas a seguir, que são semelhantes às da bela, prepare os quitutes com carinho, se arrume bem bonita e chame o gato para saborrear estas delícias ao lado dele.

Morde & Assopra – Globo

Na trama de Walcyr Carrasco, Morde & Assopra, a personagem de Carol Castro, a romântica Natália, tem mãos de fada na cozinha. Faz tordas doces e salgadas, além de empadas, como ninguém. Aproveitando a deixa, você tem aqui receitinhas iguais às de Natália para fazer em casa e agradar a quem você ama!

Insensato Coração – Globo

Haidê, papel de Rosi Campos na novela Insensato Coração, é uma cozinheira de mão-cheia e não mede esforços para agradar seus atrapalhados filhos Natalie (Deborah Secco) e Douglas (Ricardo Tozzi), as meninas para quem trabalha, Carol (Camila Pitanga) e Alice (Paloma Bernardi), e até a nova vizinha e amiga, Zuleica (Beth Mendes). Pesquisamos para você receitinhas iguais às dela.

Ribeirão do Tempo – Record

Boleira profissional, Sancha (Solange Couto) foi quem fez o bolo de casamento de Filó (Liliana Castro) na novela Ribeirão do Tempo, da Record. E ela vivia elogiando Léia (Angelina Muniz) por seu fantástico bolo de laranja. Fofos e saborosos, os confeitos utilizados durante as gravações da novela da Record eram preparados pela empresa Daniel Franco Comida de Cena, do Rio. O chef Daniel conta quais são algumas das maravilhas que elaborou para a novela e que você pode repetir em casa.

Araguaia – Globo

A culinária da região Centro-Oeste é riquíssima e em Goiás, onde se passa a novela Araguaia, a influência dos vizinhos mineiros e paulistas e o legado indígena fazem da cozinha local um atrativo delicioso. Tanto que a trama da Rede Globo explora este lado “gostoso” da região. As cenas que acontecem nas cozinhas geralmente mostram mesas repletas de quitutes, doces e salgados, que dão água na boca. Confira quais pratos não podem faltar no seu “almoço de novela”:

O Clone – Globo

Com seus mistérios, cores e sabores, o clima do Oriente aparece na trama O Clone, de Glória Perez, na Globo, que tem Giovanna Antonelli como a protagonista Jade. Boa parte da história se passa no Marrocos, um cenário de sonhos. Vêm de lá também os pratos típicos que aparecem na novela. Prepare em casa, leve o clima de mil e uma noites para sua mesa e bom apetite!

Caras & Bocas – Globo

Caras & Bocas ia ao ar perto da hora do jantar. Quem não ficava com água na boca vendo a vitrine do bar de Gabriel (Malvino Salvador)? Coxinha, empadinha, pastel… Tudo preparado pela dedicada Socorro (Elizabeth Savalla). A verdadeira responsável pelas delícias, na vida real, era Maria Lucia Antunes – dona Neném, como é mais conhecida. Moradora do Rio de Janeiro e dona de uma barraca no bairro Parque Estrela há mais de 15 anos. 

Passione – Globo

Toscana é uma região da Itália di-vi-na! Não bastasse a beleza do lugar, a gastronomia também é um atrativo e tanto. Também pudera! É tanta comida gostosa que se torna difícil não salivar diante de uma mesa farta e bem servida, como as que apareciam na casa de Gemma, a personagem de Aracy Balabalian, na novela Passione, da Rede Globo.