Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Leites vegetais: passo a passo para fazer em casa

Eles parecem (e muito) com a bebida de origem animal, mas são extraídos da castanha, do coco, do inhame, da aveia e até do arroz

Por Consultoria Ana Luiza Trajano | Texto Beatriz Koch | Concepção visual Lorena Baroni Bósio | Produção culinária Janaína Resende (Estúdio Fuê) - 25 abr 2018, 10h16

Boa alternativa para quem tem alergia ou intolerância – ou apenas busca uma opção mais nutritiva e rica em fibras, os leites vegetais são opções ricas em fibras e podem ser feitos na sua própria casa.

Leia também: Receitas práticas para comer gostoso no frio

Confira os passos para chegar em um leite perfeito para você!

Passo 1

Em um pote de vidro ou bowl, coloque 2 xícaras de castanha-do-pará (ou de coco fresco ou de inhame, ambos sem casca, picados grosso) e cubra com 3 xícaras de água quente. Tampe ou vede com filme plástico e deixe por 20 minutos.

Continua após a publicidade
Rogério Voltan/CLAUDIA

Passo 2

Transfira as castanhas com a água para o liquidificador e bata até triturar bem.

Rogério Voltan/CLAUDIA

Passo 3

Cubra uma peneira bem fininha com um pano com textura de gaze. Despeje a mistura e amasse com as costas de uma colher para retirar o máximo possível de líquido.

Rogério Voltan/CLAUDIA

Passo 4

Faça uma trouxinha e esprema para retirar o líquido restante. Ao final desse processo, você terá cerca de 3 xícaras de leite. Reserve em um pote tampado na geladeira por até dez dias.

Rogério Voltan/CLAUDIA

Dicas da chef

  • Ao obter o leite vegetal, não jogue fora o resíduo que sobrar na peneira. O da castanha pode ser incorporado à massa de bolos e tortas ou ao pirão de castanha. O do coco, desidratado em forno quente, serve como snack. Já o inhame, se misturado a um ovo batido, rende uma deliciosa panqueca.
  • O leite de inhame é o que mais se assemelha ao de vaca – é tão cremoso quanto e tem sabor neutro.

Veja também: Bruno Gagliasso, sócio do Le Manjue, oferece a CLAUDIA um almoço orgânico

Publicidade