Granola, um alimento de fibra que pode incrementar receitas

Comer granola está na moda: é saudável, prática e turbina pratos salgados e doces com textura crocante e multinutrientes. Aprenda maneiras inéditas de utilizá-la

Consumida in natura ou incrementando receitas, a granola é alimento rico em fibras e nutrientes
Foto: Getty Images

De mistura de cereais para dietas nutricionais, criada no século 19, a estrela do café da manhã, a granola está em seu melhor momento. Graças à opção cada vez maior por uma alimentação saudável e funcional, surgiram receitas que combinam os grãos de aveia, trigo e milho a uma infinidade de ingredientes saborosos, como frutas secas, amêndoas e especiarias.

Atualmente, é possível encontrar até versões salgadas, ideais para saladas, sopas, peixes e carnes. “É um alimento rico em nutrientes e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e saciam o apetite”, explica a chef Tatiana Cardoso. Segundo ela, porém, é preciso tomar cuidado com as porções, pois essas misturas costumam ser calóricas.

A nutricionista Gabriela Cunha recomenda aquelas que contêm aveia porque esse grão absorve o colesterol ruim do sangue. “Já a castanha-do-pará é rica em selênio e previne o envelhecimento precoce”, acrescenta ela.

A primeira mistura

A história da granola começou em 1863, nos Estados Unidos, quando o médico James Caleb Jackson, dono de uma das maiores clínicas do mundo, na época, desenvolveu um cardápio nutritivo para seus pacientes que não podiam consumir certos alimentos, como carnes, e precisavam de complemento nutricional. De manhã, ele servia uma farinha feita de trigo torrado, batizada de granula.

Treze anos depois, outro médico, John Harvey Kellogg, que viria a ser o fundador da marca Kellogg’s, adicionou aveia e milho à mistura e criou a própria versão da granula. A briga pelo nome foi parar no tribunal. Kellogg mudou uma letrinha e patenteou a granola. Só que o sabor não agradou, e o produto foi esquecido por um tempo.

Seus dias de glória começaram na década de 1960, quando as qualidades do composto foram exaltadas pelos hippies. Desde então, é figurinha quase obrigatória no café da manhã, no lanche e sempre que bate a fome.

Receitas com granola

Apesar de a granola ser muito consumida in natura, ela também pode incrementar receitas, tanto doces quanto salgadas. Aprenda a preparar algumas delícias:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s