Galeto à moda dos Andes

Nível de dificuldade: Difícil, Categoria: Frango

  • Categoria: Frango
  • Dificuldade: Difícil
  • Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
  • Tipo: Prato principal

Ingredientes

Para o frango:
. 1 dente de alho inteiro
. 1/2 cebola cortada em cubinhos
. 1 ramo de alecrim
. 30 ml de azeite
. 150 ml de vinho branco
. Sal a gosto
. Pimenta-do-reino a gosto
. 1 frango de leite ou galeto (400 g).

Para o recheio:
. 25 ml de azeite
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1/2 cebola em cubinhos
. 1/2 cenoura em cubinhos
. 2 talos de salsão
. 100 g de quinua
. 600 ml de caldo de galinha
. 1 e 1/2 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

Passo 1: Numa vasilha pequena ou, de preferência, num pilão, coloque o alho, a cebola, o alecrim, o sal, o azeite e a pimenta. Depois, macere bem todos esses ingredientes.

Passo 2: Tempere o frango com essa mistura. Coloque-o em uma vasilha e despeje sobre ele o vinho. Deixe descansar por 30 minutos, coberto por um pano ou papel-alumínio.

Passo 3: Em uma frigideira, aqueça a manteiga com o azeite. Acrescente a cebola e deixe dourar. Adicione a cenoura e o salsão e doure mais um pouco.

Passo 4: Coloque a quinua. Diminua o fogo e junte o caldo de galinha aos poucos. Tempere com sal, pimenta e a salsa. Misture. Quando os grãos estiverem macios, desligue o fogo e deixe esfriar.

Passo 5: Depois que a mistura de quinua estiver fria, recheie o frango, pela abertura posterior. Amarre as pernas utilizando para isso um barbante. Coloque o frango numa assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio/alto (180°C) por cerca de 40 minutos. Retire o papel e deixe dourar por mais dez minutos. Ao servir, retire o recheio e sirva acompanhando o frango.

Dica: A quinua é um cereal típico da região andina, que, quando cozida, lembra a consistência do trigo levemente duro. Pode ser encontrada em hipermercados.