Evento gastronômico em São Paulo traz chefs de todo Brasil
Com atrações gratuitas ou pagas e programação para toda a família, evento começa nesta sexta e vai até domingo
Acontece neste final de semana, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Mesa SP, dos maiores encontros gastronômicos da America Latina, com atrações para toda a família e principalmente para quem ama cozinhar. Em um único espaço é possível fazer aulas específicas com profissionais renomados, degustações e compras diretas com produtores e também assistir palestras, mediante inscrição prévia. Há atrações pagas e outras com entrada franca.
A edição deste ano, cujo tema é “Cozinha que Emociona”, terá participação de nomes como Alex Atala (DOM), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Erick Jacquin (MasterChef Brasil), Carole Crema e Lucas Corazza (programa Que Seja Doce, da GNT) e muitos outros, vindos de diversos estados do Brasil. Também desembarcam por aqui chefs de países como Peru, Colômbia, Espanha, Inglaterra, Argentina e Venezuela, como o lendário Francis Mallmann, conhecido mundialmente como mestre da cozinha em fogueira, e a bela Pía León, eleita recentemente a melhor chef mulher da América Latina.
Sexta do churrasco
Para os fãs de carne, já no primeiro dia de evento, esta sexta-feira (9), uma programação bastante especial: acontece das 17h às 22h, o Brasa na Mesa, um grande churrasco no estilo fogo de chão, preparado por mais de vinte experts que dividirão em cinco diferentes estações. Destaque para a equipe do argentino Francis Mallmann, e nomes como Marcos Livi, Roberto Ravioli, Dani França Pinto, Fernando Schimanoski, Marcelo Sartori e Marcio Ávila.
Até domingo, a programação inclui também ensino de desossa, charcutaria, cortes, defumação e outros assuntos do universo da carne. Com ingressos adquiridos à parte, os participantes poderão assistir a módulos diários de cinco aulas.
Aulas práticas
Entre as atrações tradicionais do evento está o Mesa Ao Vivo, com ingressos a preços acessíveis e dezenas de aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria, além de degustações de vinhos, cervejas, cachaça, gim, chás e café. As aulas acontecem em uma das cinco cozinhas – três fixas e duas instaladas em caminhões – e em outras duas salas para as aulas de degustação.
Feira gratuita de produtores
No espaço aberto ao público, com entrada gratuita, acontece a Farofa do Brasil, com barracas de produtores do país inteiro. Ali, é possível comprar queijos, azeites, mel, café, farinhas e artigos mais característicos de cada região. Há ainda degustações de drinks e cervejas e uma seção inteiramente dedicada a quitutes, pratos e petiscos tipicamente paulistas, com receitas premiadas de todo o estado.
Na Área de Panificação, fica uma carreta com pães que podem ser provados e aulas gratuitas de padaria com fermentação natural. Entre os professores marcam presença Luigi Rea, Carla Keiko e Danielle Massa, da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), e as “ex-Masterchef” Elisa Fernandes e Irina Cordeiro. E para crianças, a dica é o Farofinha, recheado de atrações para o público infantil.
Toda a programação pode ser conferida neste link. Os ingressos vão de R$120 a R$300, sendo que os valores variam de acordo com o período em que os ingressos forem adquiridos.