O segredo por trás da confecção do vestido de noiva de Kate Middleton
Bordadeira que participou da confecção do vestido revela detalhes do processo de produção
O príncipe William e Kate Middleton estão comemorando 10 anos de casados hoje e é impossível lembrar desta data sem trazer à memória o deslumbrante vestido de noiva da duquesa, que com certeza entrou para a história como uma peça emblemática.
O icônico vestido, que foi confeccionado por uma equipe de 50 pessoas, começou a ser produzido meses antes do dia do casamento real, mas só ficou pronto na noite anterior ao evento. Todos os envolvidos na produção tiveram que manter o segredo deste belíssimo trabalho durante todo esse tempo, até mesmo de seus familiares mais próximos.
Chloe Savage, a bordadeira do vestido de Kate Middleton, relembrou durante entrevista concedida à revista norte-americana People como foi participar do processo de criação do vestido e revelou alguns detalhes dos bastidores.
“Kate teve sua prova final no salão de Sarah Burton [estilista e designer da grife de Alexander McQueen] no início da manhã, um dia antes de seu casamento”, disse Chloe.
“As noivas têm uma tendência a fazer coisas como deixar cair meia pedra antes de um casamento, e como o vestido dela seria visto de todos os ângulos imagináveis por um bilhão de pessoas, você não poderia deixá-lo um pouco flácido porque ela perdeu peso ou ganhou alguns gramas devido ao estresse. “
“Estávamos todos sentados no estúdio por volta das nove horas da manhã esperando o vestido voltar para os ajustes finais. Ainda não tínhamos finalizado a renda nas costuras. Tínhamos a maior parte do vestido, mas deixamos a renda solta na costura para acomodar o ajuste final’, contou.
“Nós terminamos o vestido por volta das 21h, mas ainda ficamos ajustando a renda dos sapatos mais ou menos até as 22h. Por volta deste horário, Sarah Burton fez sua inspeção final, então nós cuidadosamente empacotamos tudo e entregamos ao homem que estava acompanhando o vestido de Kate. Nós então fomos para o pub tomar uma bebida!”
Chloe conta que, após isso, pegou um trem para casa e na manhã seguinte acordou e chamou sua filha para que assistissem juntas ao casamento na TV. Após este momento, a entrevistada enfatizou que foi tomada por alegria, entusiasmo e uma grande sensação de alívio.
“Ela não sabia o que eu fazia há meses e ficou muito animada quando contei que a mamãe tinha vestido uma princesa”, contou a bordadeira.
“Nosso envolvimento foi mais durante os meses anteriores ao casamento real”, disse Chloe. Ela, assim como toda a equipe, trabalhou silenciosamente no vestido em quartos reclusos que pertenceram à rainha Ana Bolena no histórico Palácio de Hampton Court.
“No dia, era um caso de ‘Oh, graças a Deus, conseguimos!’ mas também com um incrível orgulho e um pouco de choque também, porque na verdade, você não percebeu direito no que estava trabalhando até ver as fotos de Kate espalhadas por todas as telas de TV, jornais e sites!”, falou.
“Quando estávamos fazendo o vestido, tínhamos que manter tudo em segredo total. Mas eu tenho que confessar que devo ter mandado uma mensagem para alguns amigos durante a cerimônia dizendo ‘A propósito …!”