Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

Vera Holtz rouba a cena na novela das 8

A atriz foi chamada às pressas por Gilberto Braga para substituir Joana Fomm e está arrasando como a Marion

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 21 jan 2020, 13h03 - Publicado em 26 out 2008, 21h00

O público elogia muito o visual de Marion, 
principalmente o cabelo vermelho dela
Foto: FERNANDA FERNANDES

Em Paraíso Tropical, ela está sempre aprontando para se dar bem. Alpinista social de carteirinha, Marion Novaes não tem escrúpulos quando o assunto é ganhar dinheiro. Quem acompanha a novela e vê a talentosa Vera Holtz dando um show de interpretação é capaz de apostar que o papel foi escrito sob medida para a atriz.Mas a verdade é que Vera entrou na trama para substituir a colega Joana Fomm, que teve de ser afastada por motivos de saúde. “Entrei de repente. Caí meio de pára-quedas na novela. O papel foi escrito para a Joana e acho que o autor teve que fazer algumas adaptações para mim”, contou Vera, que está adorando fazer parte do elenco da trama. “Estou me divertindo muito. Marion é o meu oposto. É uma mulher de temperamento muito diferente do meu, que sou extrovertida e alegre. Ela tem muita imaginação, é cheia de golpes… Marion deseja se dar bem a qualquer preço. E o pior é que existem pessoas assim”, afirma a atriz paulista, de 54 anos.

Você interrompeu algum projeto para entrar às pressas na novela?
Não. Estava de férias em Paris. Passei três meses fora do Brasil. Eu entraria na segunda fase da minissérie Amazônia e a Globo me deslocou para Paraíso Tropical.

Então, teve pouquíssimo tempo para se preparar para o papel?
Menos de uma semana para ler a sinopse e começar a gravar.Mas fui protegida pelos diretores, principalmente pelo Dennis Carvalho, que sempre me deu a mão para pegar o espírito da personagem.

Gilberto Braga aborda muito a questão de se levar vantagem em tudo. Você acha que essa mentalidade está mudando no Brasil?
Acho que o mundo está enfrentando uma grande mudança. Estamos vivendo um momento de reflexão. Tudo muda rapidamente e quem não estiver atento a esses movimentos vai “dançar”. É hora de ser mais legalista. Dizem que a vida é simples e a gente complica, mas acho que é o contrário. A vida é complexa, de simples não tem nada. E para ter essa consciência é preciso cultura, informação. Marion inventa as próprias regras. Isso é um tremendo absurdo.

Continua após a publicidade

O visual da Marion tem sido muito elogiado. Você está gostando?
Também aprovei. Gosto desse cabelo vermelho. Já tive um tom Coca-Cola, mas nunca esse tipo de ruivo. Adoro correr riscos junto à equipe de criação da novela.Mudo cabelo, maquiagem… Estou curtindo muito o resultado.

Você considera Marion uma vilã?
Por enquanto, não dá para classificá- la de vilã. Para mim, ela é uma sobrevivente. Perdeu tudo e precisa sobreviver. A maneira que ela encontra para isso é aplicar golpes, pequenos truques. Faz chantagem, está sempre armando.

Acredita que a personagem seja responsável pela falta de mau-caratismo dos filhos?
Pode ser… Olavo (Wagner Moura) é muito invejoso, ambicioso. Ivan (Bruno Gagliasso) não faz nada honesto para se dar bem. Na verdade, ela precisa do Olavo financeiramente. O outro, além de não trabalhar para subir na vida, gasta o dinheiro dela. É sempre melhor estabelecer uma relação amigável com seu inimigo, mesmo quando este se trata de um filho.

Os personagens sem escrúpulos são sempre mais interessantes?
Acho que sim.Marion é uma personagem típica das novelas do Gilberto Braga, que usa muito a imaginação, o cérebro para inventar tantos golpes e truques… É muito divertido. Marion é uma mulher de ação.

Tem algum projeto para depois que terminar de gravar a novela?
Antes de entrar no elenco, ia fazer teatro em Portugal, mas isso foi adiado para depois da novela. Seria uma excursão com a peça Intimidade Indecente, que encenei durante meses no Brasil.

“Fico com uma grande pena da saída da Joana, porque o motivo foi doença. Por outro lado, trabalhar com Vera Holtz foi a realização de um grande sonho. Engraçado que, tanto o Dennis Carvalho quanto eu, pensamos direto na Vera como primeira opção quando Joana precisou se afastar. Ela está arrasando, claro, nessa cobra que é a Marion”
Gilberto Braga


Continua após a publicidade
Publicidade