PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tudo o que sabemos até agora sobre ‘Justiça’, a nova minissérie da Globo

Cheia de mistérios, a produção estreia hoje (22) e ficará no ar até 23 de setembro.

Por Priscila Doneda
Atualizado em 21 jan 2020, 06h49 - Publicado em 4 ago 2016, 16h20
TV Globo/Estevam Avellar (/)
Continua após publicidade

Escrita por Manuela Dias (de Ligações Perigosas) e dirigida por José Luiz Villamarim (de Amores Roubados), Justiça promete ser um dos grandes sucessos da emissora neste segundo semestre. Com estreia prevista para 22 de agosto, a minissérie será exibida de segunda a sexta (com exceção de quarta-feira) e contará com 20 capítulos.

Com muitas emoções, mistérios, traições, vinganças e reviravoltas, a trama gira em torno de quatro prisões que aconteceram na mesma noite, em 2009. Essa é a ~coincidência~ a partir da qual serão contadas as vidas desses personagens, além dos métodos questionáveis que os levararam até a cadeia. Apesar de serem histórias diferentes, elas se cruzam e se encaixam como um quebra-cabeça – e o público será o detetive que vai desvendar e juntar essas peças, que envolvem questões humanas e valores morais. Na trama, também será questionado o significado da palavra que nomeia a produção, colocando em debate se realmente vale a pena fazer justiça com as próprias mãos.

No capítulo de estreia desta segunda-feira (22), o público vai conhecer a história de Vicente (Jesuíta Barbosa), Isabela (Marina Ruy Barbosa) e Elisa (Débora Bloch). O ex-noivo da jovem Isabela, filha da professora de Direito, Elisa, não suporta a traição dela e, em um ato passional, mata a ex a tiros – cena que a mãe dela presencia. O título da minissérie também propõe levantar algumas questões: é justo desejar a morte do assassino de sua filha? E o que você faria em uma situação-limite?

“A ideia de criar histórias tem a ver com ampliar as nossas experiências, traçar uma trama fictícia, virtual, na qual as pessoas possam testar seus valores e limites sem necessariamente matar alguém, trair, etc. Em Justiça, a linguagem realista, que flerta com o documentário, incentiva ainda mais essa identificação, mesclando o material ficcional com o que entendemos por realidade cotidiana”, opina a autora Manuela Dias.

Reprodução
Reprodução ()

Continua após a publicidade

De acordo com a Globo, as gravações aconteceram em diversos pontos de Recife, como a praia de Boa Viagem, o mercado São José e o bairro de Brasília Teimosa. “Apesar de ter viajado com cinco caminhões abastecidos com equipamentos e material de produção, os profissionais da minissérie adquiriram muita coisa por lá, como artesanato em cerâmica para compor os cenários que estão sendo feitos no estúdio e figurino”, informam. Além disso, eles questionam: “Em uma situação limite, o reprovável pode ser justificado? Seria justo matar para salvar seu amor? E desejar a morte do assassino do seu filho? Deixar que outra pessoa pague por um erro que é seu também tem justificativa? E querer se vingar de quem destruiu sua vida e de sua família?”.

Para dar vida aos personagens, Justiça conta com um elenco estrelado. Cauã Reymond, Marjorie EstianoMarina Ruy BarbosaJesuíta BarbosaAdriana Esteves, Drica Moraes, Antonio CalloniVladimir BrichtaDébora Bloch e Angelo Antonio são alguns dos responsáveis pelas atuações. “Queremos que o espectador seja mais um ponto de vista na história. Ou seja, queremos que o público se sinta dentro desse jogo cênico. Por isso, quando fui escalar o elenco, tive a preocupação de priorizar nomes que o público identifica facilmente. Acredito que isso vai aguçar a curiosidade do espectador, para entender por que a Adriana Esteves (Fátima) passou ao fundo de determinada cena e não disse nada, como se fosse coadjuvante. Ou por que o Cauã Reymond (Maurício) passou ali e você nem reparou. O público vai juntar essas peças e compreender as histórias. Foi uma condução consciente, um conceito de escalação que criei para a minissérie”, confessa o diretor José Luiz Villamarim. 

Confira, a seguir, quem é quem:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.