Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

Tiago Iorc: ‘A música nasce do meu violão’

O Artista Faro do 3º Prêmio Contigo! MPB FM de Música começou a cantar e a compor aos 8 anos, após herdar um violão de uma prima

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 15 jan 2020, 01h41 - Publicado em 14 set 2014, 21h00

“Eu me sinto mais atento, com mais vontade de fazer música. Estar perto da Isabelle é uma injeção de ânimo, uma felicidade”
Foto: Ricardo Borges

Havia um violão no meio do caminho de Tiago Iorc, 28 anos, o Artista Faro do 3º Prêmio Contigo! MPB FM de Música, que acontece na noite de 22 de setembro, na casa de shows Miranda, no Rio de Janeiro. O instrumento, usado por uma prima no passado, era um dos objetos que ocupava espaço na casa do avô materno. “Mesa, cadeira e várias outras coisas foram sendo distribuídas entre os filhos, até que apareceu o violão. Minha mãe perguntou: ‘Quem vai querer isso?'”, lembra Tiago, que tinha 8 anos na época. Coincidentemente, uma vizinha do prédio onde o garoto morava com a família, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, dava aulas particulares de música. Como a mãe do cantor e compositor, Marley, 63, era professora de inglês, combinaram que ele teria aulas de violão em troca do ensino da língua inglesa para o filho da violonista. “Quando eu comecei a tocar, tudo mudou.”

Tiago nasceu em Brasília, morou na Inglaterra dos 10 meses aos 5 anos, ficou até os 10 no Rio Grande do Sul, passou uma temporada nos Estados Unidos e viveu a adolescência em Curitiba. Hoje, mora sozinho em um apartamento no Recreio, zona oeste do Rio. O motivo das várias mudanças era a profissão do pai, Edson, 64, pesquisador genético aposentado da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Tiago Iorc: 'A música nasce do meu violão'

Tiago começou a cantar e a compor aos 8 anos, após herdar um violão de uma prima
Foto: Ricardo Borges

Em inglês e em português

O primeiro CD de Tiago, Let Yourself In, foi lançado em 2008. Quatro anos depois veio o segundo, Umbilical. Mas foi somente no atual, Zeski, que decidiu arriscar e cantar na língua portuguesa. “Eu achava que não fluía da mesma forma quando eu tentava compor e cantar em português, pela questão melódica ou pelas palavras. Eu tinha mais prática e, consequentemente, mais segurança ao cantar em inglês”, diz referindo-se ao idioma no qual foi alfabetizado. Ele prefere não se prender a um gênero musical. “Gosto dessa coisa de não ser dono de um único estilo. Isso me permite passear, explorar e experimentar outras coisas. Certos artistas conseguem se encaixar em uma determinada forma de fazer música, quem faz samba, por exemplo. Como passeio por diversas fontes e minha música nasce muito do meu violão, posso ir para qualquer lado. Algumas vezes vou mais para o rock, em outras para o pop…”, explica o artista, que se considera romântico. “Gosto de romantizar, vejo beleza nas situações. Observo momentos simples e me envolvo com aquilo de maneira bem intensa”, divaga enquanto é fotografado no Meza Bar, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Ter sido escolhido Artista Faro desta edição do Prêmio Contigo! MPB FM de Música deixou Tiago nas nuvens. “É uma celebração bonita, com os principais artistas do Brasil. Estar inserido nesse universo é maravilhoso! Fico feliz por estar vivendo isso a partir de algo que escolhi, ou melhor, me escolheu quando eu era muito pequeno.”

Namorado da atriz Isabelle Drummond, 20, Tiago afirma que o amor influencia, sim, seu trabalho como artista. “Sem dúvida. Eu me sinto mais atento, com mais vontade de fazer música. Estar perto da Isabelle é uma injeção de ânimo, uma felicidade”, diz acrescentando que não há espaço para ciúme na relação dos dois. “A gente é muito companheiro, respeita muito o trabalho do outro, torce, se ajuda quando pode, mas dá o devido espaço para cada um. Dessa forma, nossa relação é saudável”, conclui.

Amor tranquilo

Tiago Iorc e Isabelle Drummond estão juntos há dez meses. A primeira aparição pública do casal aconteceu em abril, no Rio de Janeiro, na festa de lançamento da novela Geração Brasil (Globo), na qual a namorada interpreta a patricinha Megan Lily. A voz de Tiago, inclusive, está na trilha sonora da trama, com sua versão para a canção Proibida para Mim, do Charlie Brown Jr.

Discretos, os dois pouco são vistos na badalação. “Somos sossegados”, justifica Tiago. Em entrevista a CONTIGO!, em maio, Isabelle afirmou estar amando e disse que o namorado transmite paz. “Nosso namoro flui, vivo um momento de equilíbrio. Tiago tem uma tranquilidade, sabe? Sou apaixonada por isso nele”, disse acrescentando uma das principais qualidades que reconhece no músico. “Gosto de pessoas com os pés no chão.”

Leia também: está chegando o 3º Prêmio Contigo! MPB FM de Música

Tiago Iorc: 'A música nasce do meu violão'

O músico é namorado da atriz Isabelle Drummond
Foto: AgNews

Continua após a publicidade
Publicidade