Samara Felippo desabafa sobre caso absurdo de racismo vivido pela filha
A atriz usou as redes sociais para denunciar que Alícia, de 10 anos, ouviu xingamentos racistas de outras crianças na festa dela de formatura
Samara Felippo fez um desabafo nas redes sociais após a filha dela, Alícia, de 10 anos, ser vítima de racismo durante festa de formatura. No Instagram, a atriz publicou um longo texto relatando o caso e protestando contra o preconceito.
“Enquanto os pais conversavam no salão de festas, as crianças brincavam no parquinho ao lado. Quando uma delas veio até a mãe: ‘Mãe, tem dois adolescentes zoando e implicando com a gente’. Eu imediatamente levantei e fui a passos largos. As crianças relatavam: ‘Aqueles três puxaram o cabelo do fulano, zoaram com a ciclana’. Meu sangue começou a entrar em ebulição, fui que nem um bicho pra cima dos moleques e falei tudo que tenho vontade pra racistas, mesmo os que ainda nem sabem que são”, relatou ela.
A atriz contou, ainda, que os garotos que implicavam com a filha tinham, em média, 14 anos e faziam xingamentos “clássicos do racismo naturalizado”, como marrenta, neguinha e cabelo ruim.
Por fim, Samara escreveu que sempre procura enfatizar para Alícia toda esperteza dela, beleza, coragem, cabelo, pele e raízes. Além disso, a artista sabe que infelizmente “não será a primeira e nem a última vez que ela passará por isso”.
Em seguida, fez um questionamento para os seguidores:
“Agora, eu te pergunto: se eu, como mulher branca, cheia de privilégios, minhas filhas negras, mas ainda sim com seus privilégios, seja por classe social ou tom de pele passamos por isso, imagina quantas meninas pretas passam todos os dias? Te pergunto: se eu, mulher branca, estou até agora chorando sozinha, com ódio e raiva, querendo esfolar a cara daqueles moleques e os pais deles, como não validar e enxergar a raiva e ódio de séculos de humilhação e violência?”, concluiu.
Veja, abaixo, a publicação completa:
Alícia é fruto do relacionamento da atriz com o jogador de basquete Leandro Barbosa. Samara também é mãe de Lara, de 6 anos.
Leia também: “O que você faria se o racismo acabasse hoje?” As respostas impressionam
+ Criança pede ajuda ao pai depois de ver o amigo negro sofrendo bullying