Elizabeth se pronuncia pela 1ª vez após Barbados se tornar uma república
É a primeira mensagem desde que a rainha Elizabeth perdeu o reinado no país caribenho
A rainha Elizabeth perdeu o reinado, mas não perdeu a elegância. Pela primeira vez desde que Barbados se tornou a mais nova república do mundo na segunda-feira, 29, a monarca se pronunciou como ex-chefe de Estado do país.
Em carta à presidente Sandra Mason, Betinha deu os parabéns à nova chefe de Estado e congratulou todos os habitantes do país. Em seguida, Betinha se referiu à parceria entre os dois países e a amizade entre os povos. O reinado britânico em Barbados se estendeu por quase 400 anos.
“Ao longo dos anos, nossos países têm desfrutado de uma parceria baseada em valores comuns, prosperidade compartilhada e estreita colaboração em uma ampla gama de questões, incluindo trabalhos recentes sobre mudança climática”, ela continuou.
ASSINE E RECEBA CLAUDIA EM CASA
A rainha também citou a participação de Barbados na Commonwealth, o grupo de 54 países que dividem ideais de democracia, sociedade e governo. “Também é uma fonte de grande satisfação que Barbados continue sendo um participante ativo dentro da Commonwealth e espero a continuação da amizade entre nossos dois países e povos.”
Por fim, a monarca fez bons votos de felicidade, paz e prosperidade no futuro e assinou a carta: Elizabeth R.
Na cerimônia de segunda-feira que marcou a posse da presidente Sandra Mason como chefe de Estado, o príncipe Charles esteve representando a monarquia inglesa. Foi a primeira vez que um membro sênior da família real compareceu a uma cerimônia de transferência de posse.