Manoel Carlos se sente realizado com sua obra
Foto: TV Globo/Divulgação
“Quero muito falar com vocês, mas estou atarefado e podem ter certeza: não é favor conceder esta entrevista à MINHA NOVELA.” Foi assim que Manoel Carlos se desculpou pelas inúmeras tentativas da repórter de marcar esta matéria. Mas conseguimos! Aos 81 anos de idade, o autor de Em Família conversou com exclusividade com a revista sobre a trama das 21h, o fechamento do ciclo de suas Helenas, o tão temido ibope e o descanso que terá com o fim da novela.
Julia Lemmertz fecha realmente o ciclo das Helenas?
Tenho certeza que sim. Se a personagem fosse de um seriado, poderia ter vida mais longa. Mas de novela já deu o que tinha de dar. Se você somar todas as presenças da Helena, verá que ela protagonizou mais de mil capítulos de texto. Achei mais justo dar uma saída gloriosa através da Julia Lemmertz, que, como todos sabem, é uma grande atriz e filha da sempre lembrada Lilian Lemmertz, a primeira Helena, de Baila Comigo (Globo, 1981).
Maneco nutre um carinho especial por Julia Lemmertz
Foto: TV Globo/Divulgação
O ibope da novela não alcançou o desejado. Preocupou-se muito?
Eu me preocupo sempre. A finalidade de qualquer produto televisivo é dar lucro e a audiência tem um papel fundamental nisso. Mas não existe índice vergonhoso. Deu o que tinha de dar. Dignamente. Fiz a novela que queria e com quem queria.
Na reta final da novela, acha que algo deveria ter sido mudado?
Não mudaria nada. Não porque acho que seja perfeita, mas porque é a novela que eu quis fazer. E fiz.
Ficou satisfeito com o desempenho do elenco?
O elenco esteve irretocável! Aprofundou-se nos personagens e deu ao público cenas que serão lembradas. Destaco todos, individualmente; e destaco o conjunto harmonioso que conseguimos reunir.
Maneco reunido com o elenco da novela
Foto: TV Globo/Divulgação
E o que podemos esperar para o último capítulo, na sexta 18?
No último capítulo, como no primeiro, terá muita emoção.
O que fará depois de Em Família?
Viajo para passear, mas, principalmente, para rever meus filhos. A Júlia (Almeida, atriz) está morando em Londres e o Pedro, em Nova York. Não os vejo há mais de seis meses.