Lupita Nyong’o critica revista por alisar seu cabelo digitalmente
"Estou desapontada que a GraziaUK editou e alisou meu cabelo a fim de encaixá-lo na noção eurocêntrica de como um cabelo deve ser", lamente a atriz
A atriz Lupita Nyong’o, 34 anos, não gostou do resultado da capa de novembro da revista inglesa Grazia UK, edição da qual foi a grande estrela. O motivo: a publicação alisou digitalmente o cabelo da artista, que é naturalmente crespo.
Nas redes sociais, a vencedora do Oscar 2014 de Melhor Atriz Coadjuvante publicou a foto original e a editada para a revista, revelando o tratamento dado para seus fios. Além disso, a estrela de Doze Anos de Escravidão e de Star Wars revelou estar desapontada com a publicação pela tentativa de aproximá-la aos padrões de beleza eurocêntricos.
Leia mais: Star Wars: Lupita Nyong’o fala a CLAUDIA com exclusividade
“Estou desapontada que a GraziaUK editou e alisou meu cabelo a fim de encaixá-lo na noção eurocêntrica de como um cabelo deve ser”
Leia mais: “A mulher negra não é vista como um sujeito para ser amado”
“Como já deixei claro no passado, abraço minha herança natural e, apesar de ter crescido pensando em uma pele clara e padrão, com cabelos sedosos como padrões de beleza, agora sei que minha pele escura e excêntrica, assim como os meus cabelos crespos, também são lindos. Estampar a capa de uma revista me satisfaz, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas negras, de cabelos crespos e, principalmente, às nossas crianças, que elas são lindas do jeito que são. Estou desapontada que a @graziauk me convidou para estar na capa deles e editou e alisou meu cabelo para se adequar à noção de como os cabelos lindos devem parecer. Se eu tivesse sido consultada, teria explicado que não posso apoiar ou tolerar a omissão da minha herança. Ainda há um longo caminho a percorrer para combater o preconceito inconsciente contra a pele, estilo e textura dos cabelos das mulheres negras”, escreveu.