Jerry Stiller dá adeus aos 92 anos

Pai do ator e diretor Ben Stiller, Jerry era conhecido por seu humor ácido

“Serenidade agora, serenidade agora”.  O mantra de George Costanza em Seinfeld (traduzido do original serenity now) era uma criação e recomendação de seu pai, Frank, que, assim como George, não era um homem paciente. Ao repetir a frase para si mesmo quando estava irritado ajudava a controlar a pressão sanguínea, mesmo que, ele reconhecesse que o mantra completo era: serenity now, insanity later. (Serenidade agora, loucura mais tarde). Quem não viu o sitcom, não está rindo ao lembrar das várias inflexões e momentos onde a recomendação foi aplicada. Mas, quem viu, lembra que ainda mais engraçado que George, era hilário ver Frank Costanza aplicando a regra. Tudo isso foi criação e imortalizado pelo comediante Jerry Stiller, que faleceu nesse sábado (09), em Los Angeles.

O premiado comediante americano é o pai – e mentor – do ator e diretor Ben Stiller, que fez o comunicado em sua conta do twitter. “Estou triste de dizer que meu pai, Jerry Stiller, faleceu de causas naturais. Ele era um grande pai e avô e o marido extremamente dedicado para Anne por quase 62 anos. Ele fará muita falta. Te amo pai”, ele escreveu.

Embora as suas participações em Seinfeld e o O Rei do Queens o tenham apresentado a gerações mais novas, e garantido uma indicação ao Emmy, nos Estados Unidos ele era famoso desde a década de 1960, quando estrelava na TV sketches cômicos ao lado de sua mulher, a atriz Anne Meara, que faleceu há 5 anos depois de um infarto.

Embora mais famoso como comediante, Jerry Stiller era um ator treinado para papéis clássicos no teatro e estrelava peças na Broadway que incluam drama e até Shakespeare. Mas ficou famoso mesmo por sua veia cômica. Seus personagens frequentemente eram homens irritados, tentando manter o controle, mas que explodiam em seguida.

 (Charles Eshelman/FilmMagic/Getty Images)

Além de Ben, Jerry e Anne também tiveram uma filha, Amy, manteve a veia artística da família trabalhando como atriz. Ben  frequentemente escalava seu pai em suas produções, para pequenas participações, como Zoolander e Zoolander 2, onde Jerry interpretava o empresário do modelo.

Além dos sitcoms, Jerry também teve participações em séries como The Good Wife e Homicide.

Vários artistas manifestaram o apoio à família em mensagens carinhosas para Ben Stiller. Segundo a imprensa americana, Jerry sofreu um derrame cerebral na terça (8) e estava internado em estado grave em um hospital em Nova York. A família não divulgou maiores informações.

Homenagens

Jerry Seinfeld e Jason Alexander se manifestaram para homenagear o ator com posts em redes sociais. Seinfeld preferiu não fazer um texto, mas posou triste com o LP de uma das apresentações de Stiller com Meara.

Já Alexander foi mais pessoal e chamou Stiller de um segundo pai. “Quando criança eu me deliciava com qualquer oportunidade de ver Jerry Stiller e sua parceira, Anne Meara. Eu o via na TV, no palco e em clubes. Ele era sempre perfeito como comediante e um ator muito talentoso. Trabalhar com ele foi uma das grandes honras da minha vida”, disse o ator ao NY Post. “Ele foi como um segundo pai para mim como apenas um amigo pode ser, amoroso, gentil, bondoso, humilde e generoso. Eu agradeço cad momento que pude estar em sua companhia. Stiller e Meara estão juntos novamente e o céu está mais divertido por isso. Meus sentimentos a Ben e Amy. E para meu pai na TV e querido, querido amigo: serenidade agora”, encerrou.

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: