Festival do Rio tem abertura com presença de famosos
De 26 de setembro a 10 de outubro de 2013, o Rio de Janeiro sedia um dos principais festivais de cinema do país
Famosos compareceram à abertura do Festival do Rio
Foto: Claudio Andrade / Photo Rio News
O 15º Festival do Rio começou nesta quinta-feira (26) com uma sessão de estreia cheia de convidados especiais. Realizada no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, a abertura de um dos principais eventos dedicados ao cinema no país teve a presença de artistas consagrados: Leona Carvalho, Christiane Torloni, Dira Paes, Murilo Rosa, Vitor Fasano, Letícia Sabatella e outros famosos prestigiaram a cerimônia.
Dira Paes declarou que é fã do filme apresentado na abertura do festival
Foto: Claudio Andrade / Photo Rio News
Amazônia – Planeta Verde
A principal atração da noite foi a exibição do longa-metragem Amazônia – Planeta Verde, coprodução franco-brasileira dirigida por Thierry Ragobert. Emocionado, o produtor francês Stéphane Millière lembrou dos desafios de filmar na Amazônia: “Fico muito feliz de apresentar esse filme. Foi difícil e extraordinário fazê-lo. Mas, para mim, mais do que um filme, é uma ponte entre Brasil e França”.
O filme conquistou elogios de Dira Paes, que se declarou fã da produção. “Sou muito fã. Visitei as filmagens, aí já percebi que o filme seria lindo”, assumiu a atriz.
Giovanna Antonelli foi a mestre de cerimônias da noite
Foto: Claudio Andrade / Photo Rio News
Mestre de cerimônias
Giovanna Antonelli, a mestre de cerimônias do evento, agradeceu a oportunidade. “É uma honra apresentar o festival, o incentivo à cultura é sempre muito importante”, apoiou a atriz, que acabou assumindo que não tem o costume de frequentar cinemas. “Eu prefiro ver filmes em casa, gosto de ter o controle na mão”, revelou.
Letícia Sabattela foi uma das atrizes mais assediadas da noite
Foto: Claudio Andrade / Photo Rio News
Assediada
Uma das personalidades mais assediadas da noite, Letícia Sabatella curtiu a noite na companhia do namorado, Fernando Pinto, e fez questão de apontar a repercussão da mostra no cenário nacional. “O Festival do Rio é um dos mais importantes do Brasil. É bom ver novas iniciativas no cinema nacional, para que a gente possa mostrar a nossa cultura, a nossa força”, analisou.
Christiane Torloni brincou com bordão criado no Rock in Rio 2011
Foto: Claudio Andrade / Photo Rio News
“Hoje é dia de Amazônia, bebê”
Christiane Torloni assumiu que estava encantada com a abertura do Festival: “Foi lindo. É uma grande coragem começar um festival com uma floresta que fala”. Ela contou que participará de uma produção com o tema do filme de estreia, o documentário Amazônia – Da cidadania à florestania, que deve ser lançado em 2014. A atriz também brincou com o bordão criado no Rock in Rio 2011: “Hoje é dia de Amazônia, bebê”.
Manifestações
Durante toda a cerimônia de abertura, manifestantes cercaram o Cine Odeon, que teve policiamento reforçado. Ilda Santiago, diretora-executiva da mostra, lembrou a importância dos protestos políticos e destacou: “Talvez esses protestos lá fora signifiquem que o cinema deu certo, porque essas pessoas protestam em frente de coisas que têm importância, e eles estão em frente a um cinema”.
O Festival do Rio 2013 acontece dos dias 26 de setembro a 10 de outubro de 2013, com exibição de mostras temáticas, sessões com convidados e espaço para negociação de produções.