Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

No Dia do Canhoto, nove famosas que escrevem com a mão esquerda

Característica hereditária e ainda controversa, os canhotos são minoria, mas tem um dia só para eles

Por Da Redação - Atualizado em 13 ago 2020, 12h16 - Publicado em 13 ago 2020, 12h00

Escrever com a mão esquerda já foi visto com maus olhos e por isso não chega a ser surpresa que a data de 13 de agosto, uma combinação suspeita para supersticiosos, seja o dia mundial do canhoto.

A data surgiu no Reino Unido nos anos 1970s, mas adotada quase 20 anos depois, e foi criada para ajudar na conscientização das pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. Por serem minoria, os canhotos sofrem porque boa parte dos utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, algo que vem mudando aos poucos.

Reprodução/Getty Images

Por muito tempo se acreditou que essa característica biológica fosse comandada pelo cérebro, mas há uma nova teoria que defende a medula espinhal como responsável. Isso porque com a tecnologia atual, e, pode-se constatar que fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca. Mas a explicação clássica, estabelecida no século 19 por neurocirurgiões, identificou duas partes do cérebro, onde, obviamente, os destros (que usam a mão direita) têm um hemisfério esquerdo predominante, enquanto nos canhotos predomina o hemisfério direito. Os mesmos cientistas estudaram que o lado esquerdo de cérebro está associado ao processamento da linguagem falada e escrita, enquanto o lado direito, à percepção e à criatividade. Sendo assim, não há muita surpresa que muitos artistas sejam canhotos.

Conheça algumas mulheres famosas, poderosas (e canhotas):

Fatima Bernardes

Fábio Rocha/Gshow/ Divulgação/TV Globo

Oprah Winfrey

Josiah Kamau/BuzzFoto/Getty Images

Angelina Jolie

Marc Piasecki/GC Images/Getty Images

Nicole Kidman

Continua após a publicidade

Julia Roberts

Marc Ausset-Lacroix/WireImage/Getty Images

Sarah Jessica Parker

Warner Bros/Divulgação

Lady Gaga

Josiah Kamau/BuzzFoto/Getty Images

Claudia Raia

claudiaraia/Instagram


Jennifer Lawrence

Amazon/Reprodução
Continua após a publicidade
Publicidade