Causa da morte de Preta Gil: o que se sabe sobre seus últimos dias nos EUA
Cantora enfrentava quatro tumores e passou os últimos três meses nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental com apoio da família e amigos

A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma luta intensa contra um câncer avançado. Nos últimos três meses de vida, ela estava nos Estados Unidos, onde tentava um tratamento experimental com medicamentos ainda em fase final de estudo. A ida ao exterior foi revelada em uma entrevista ao Fantástico, em fevereiro deste ano, na qual Preta detalhou os próximos passos do combate à doença.
O tratamento nos EUA
Na época, ela já havia passado por uma internação de 55 dias, tratando complicações da enfermidade. Em abril, embarcou para Nova York, onde iniciou acompanhamento com especialistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e também realizou consultas no Virginia Cancer Institute, em Washington.
“Em abril, parto para Nova York para fazer um tratamento com medicamentos novos, que estão em fase final de estudo. Tenho mil privilégios, sei que tenho, isso faz toda a diferença. Então, não reclamo, não tenho como reclamar: ‘Ah, mas você não sofre?’. Sofro, sofro muito”, afirmou Preta, à época.
O câncer de Preta Gil
Preta enfrentava quatro tumores: dois localizados em linfonodos, um no peritônio com metástase e outro na ureter. A previsão inicial do tratamento era de dois meses, segundo informado por sua equipe em junho.
Durante esse período, Preta seguiu compartilhando sua rotina de cuidados com os fãs. Em junho, publicou uma foto recebendo medicação intravenosa, sentada em uma poltrona de clínica. Na legenda, fez referência a Cazuza com a frase: “Mais uma dose, é claro que eu tô a fim”.

Amigos e famosos visitaram Preta durante o tratamento
Além da equipe médica, ela esteve cercada de carinho. Amigos como Regina Casé, Claudia Raia, Ju de Paulla, Cynthia Sangalo e familiares como Bela Gil, Maria Gil, Flora Gil e o pai, Gilberto Gil, estiveram presentes com ela nos EUA, dividindo registros discretos e emocionados nas redes sociais.
Flora Gil, madrasta de Preta, chegou a fazer um relato sobre a convivência nos últimos dias: “Já com tanta saudade! Cada dia um presente, cheio de amor e carinho gigantes. Neste momento tão desafiador e íntimo para nossa família e amigos, nosso universo gira em torno de você, Pretinha. Saiba que estamos juntas. Estou voltando para casa, e a saudade já aperta o coração. Te amo, hoje e para sempre. Logo mais a gente se encontra de novo”, declarou.
A causa da morte de Preta Gil neste domingo (20)
Na última quarta-feira (16/7), a condição de Preta Gil sofreu uma deterioração significativa durante uma aplicação de quimioterapia. Os médicos detectaram que a doença havia se espalhado ainda mais, levando à suspensão do tratamento. Havia planos de levá-la de volta ao Brasil de UTI aérea, mas ela não resistiu.
Neste domingo (20), enquanto era socorrida em seu trajeto ao hospital, sua situação se agravou rapidamente, culminando em sua morte. A assessoria confirmou que foi por complicações do câncer colorretal (câncer de intestino).
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.