PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A gafe de Melanie Trump ao visitar o Quênia

A escolha dos acessórios da primeira-dama chamou atenção por sua conexão com o passado histórico da África

Por Da Redação
Atualizado em 16 abr 2024, 09h18 - Publicado em 7 out 2018, 16h31
 (Reprodução/Twitter)
Continua após publicidade

Melania Trump, esposa do presidente dos Estados Unidos, está fazendo uma tour pela África em nome de Donald Trump. Porém a primeira-dama gerou polêmica por uma escolha equivocada de seus acessórios em visita ao Quênia.

Enquanto visitava o projeto Sheldrick Wildlife Elephant, Melania escolheu usar um capacete redondo conhecido como Pith Helmet.

Historicamente, o chapéu é relacionado aos colonizadores europeus da África do começo do século 20 e, por isso, é visto como um símbolo de opressão em todo o continente.

Leia mais: Por que Fernanda Souza pediu para sair do ‘Só Toca Top’

Nas redes sociais, principalmente no Twitter, usuários pontuaram que esse acessório pode ofender as autoridades africanas. Para os usuários, o chapéu também mostra a visão retrógrada da primeira-dama sobre os países africanos.

“Parece que ela assistiu ao filme ‘Fora da África’ ontem à noite”, comentou um usuário, mencionando o filme dos anos 80 estrelado por Meryl Streep (com Out of Africa como título principal). O longa foi baseado em livro de Karen Blixen, publicado nos anos 1930.

Continua após a publicidade

Nas diversas fotos tiradas de Melania, além do chapéu ela também aparece com figurinos “caricatos” para passear em um safári. O visual da primeira-dama incluía calça caqui, camisa branca e bota de cavalaria.

Leia mais: Menina escreve bilhete para a avó revelando que sofre abusos sexuais

Um dos pontos erguidos pelas pessoas envolvidas nas discussões é que, em eventos oficiais, autoridades públicas costumam ter bastante cuidado na escolha de figurinos.

Podemos ver tal característica nos membros da Família Real britânica. A Rainha Elizabeth, Meghan Markle e Kate Middleton, por exemplo, sempre se posicionam politicamente por meio de escolhas de acessórios e cores dos looks, seguindo, além de seus protocolos de vestimenta, as regras do país em que estão.

Continua após a publicidade

Leia mais: Ladrão se irrita com choro de criança e mata mãe na frente dos filhos

Veja mais: Cristiano Ronaldo é acusado de estupro por norte-americana

Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.