A gafe de Melanie Trump ao visitar o Quênia

A escolha dos acessórios da primeira-dama chamou atenção por sua conexão com o passado histórico da África

Melania Trump, esposa do presidente dos Estados Unidos, está fazendo uma tour pela África em nome de Donald Trump. Porém a primeira-dama gerou polêmica por uma escolha equivocada de seus acessórios em visita ao Quênia.

Enquanto visitava o projeto Sheldrick Wildlife Elephant, Melania escolheu usar um capacete redondo conhecido como Pith Helmet.

Historicamente, o chapéu é relacionado aos colonizadores europeus da África do começo do século 20 e, por isso, é visto como um símbolo de opressão em todo o continente.

Leia mais: Por que Fernanda Souza pediu para sair do ‘Só Toca Top’

Nas redes sociais, principalmente no Twitter, usuários pontuaram que esse acessório pode ofender as autoridades africanas. Para os usuários, o chapéu também mostra a visão retrógrada da primeira-dama sobre os países africanos.

“Parece que ela assistiu ao filme ‘Fora da África’ ontem à noite”, comentou um usuário, mencionando o filme dos anos 80 estrelado por Meryl Streep (com Out of Africa como título principal). O longa foi baseado em livro de Karen Blixen, publicado nos anos 1930.

Nas diversas fotos tiradas de Melania, além do chapéu ela também aparece com figurinos “caricatos” para passear em um safári. O visual da primeira-dama incluía calça caqui, camisa branca e bota de cavalaria.

Leia mais: Menina escreve bilhete para a avó revelando que sofre abusos sexuais

Um dos pontos erguidos pelas pessoas envolvidas nas discussões é que, em eventos oficiais, autoridades públicas costumam ter bastante cuidado na escolha de figurinos.

Podemos ver tal característica nos membros da Família Real britânica. A Rainha Elizabeth, Meghan Markle e Kate Middleton, por exemplo, sempre se posicionam politicamente por meio de escolhas de acessórios e cores dos looks, seguindo, além de seus protocolos de vestimenta, as regras do país em que estão.

Leia mais: Ladrão se irrita com choro de criança e mata mãe na frente dos filhos

Veja mais: Cristiano Ronaldo é acusado de estupro por norte-americana

Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram