15 fatos que você não sabia sobre Grease

100 mil chicletes, filmagens a 37º e 400 milhões de dólares de bilheteria. Esses são só alguns números surpreendentes sobre um dos musicais mais icônicos do cinema

Os fãs do clássico Grease ficaram em polvorosa com o primeiro episódio do remake, transmitido neste domingo (31) pela Fox.

O remake musical “Grease: Live” lançado pela emissora traz as atrizes Julianne Hough, como Sandy, Vanessa Hudgens, como Rizzo e Aaron Tveit, no papel do galã Danny Zuko. Veja aqui as fotos do novo elenco.

Para celebrar o retorno de uma das histórias mais icônicas do cinema, listamos 15 fatos que talvez você não saiba sobre Grease.

1. Inspirado nos jovens da época

Jim Jacobs e Warren Casey escreveram o texto original em 1971 usando como inspiração uma escola de ensino médio típica de Chicago, sem deixar de fora os palavrões e travessuras comuns da adolescência. O nome, “graxa, gordura” em inglês, foi escolhido em referência à tendência a partir dos anos 1950 de cabelos, motores e alimentos oleosos.

2. Henry Winkler quase interpretou Danny Zuko

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A Paramount originalmente queria Henry Winkler, estrela de Happy Days, como protagonista. O convite foi feito, mas o ator teve receio de ficar muito marcado pelo papel e recusou a proposta.

3. Olivia Newton-John não foi a primeira escolha para o papel de Sandy

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Carrie Fischer, a princesa Leia de Star Wars, foi umas das primeiras opções dos produtores para o papel de Sandy, mas a cantora Marie Osmond era a preferida. Ao ler o roteiro, no entanto, ela não gostou do rumo da história e recusou o papel. Isto porque Marie vinha de uma família mórmon e não concordava com a transformação de Sandy em menina má.

4. Originalmente, Sandy não era australiana

O produtor Allan Carr se encantou com Olivia Newton-John após sentar-se em frente a ela em um jantar. Escolhida para o papel de Sandy, ela não conseguia reproduzir o sotaque americano. Allan decidiu, então, reescrever o texto mudando o sobrenome de Sandy de “Dumbrowski” para “Olsson.”

5. Jeff Conaway já era uma estrela de Grease

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Ele desempenhou o papel de Danny Zuko na Broadway (juntamente com Richard Gere e Patrick Swayze). Na seleção de elenco para o filme, conseguiu o papel do ajudante Kenickie. 

6. A idade dos atores nem se aproximava dos personagens

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Durante as filmagens, Olivia Newton-John revelou à equipe sua preocupação com a diferença de idade de sete anos entre ela e John Travolta. Mas a estrela de 29 anos não era o membro mais velho do elenco. Stockard Channing tinha 33 anos e Jamie Donnelly, que interpretou Jan, tinha cabelos grisalhos prematuros. Ambos passaram no “teste dos pés de galinha” durante as audições, mas o diretor de fotografia Bill Butler também escolheu as lentes certas para suavizar a idade do elenco.

7. Há uma homenagem ao bad boy original

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A jaqueta usada por Danny no início do filme foi uma homenagem ao personagem de James Dean em Rebel Without a Cause.

8. A assustadora história da canção “Olhe para mim, eu sou Sandra Dee”

No texto da peça original, o galã Sal Mineo é mencionado, mas ele foi assassinado em 1976. Para o filme, os escritores mudaram a letra para incluir Elvis, mas o cantor morreu no dia em que a cena foi filmada.

9. Sua música preferida pode ter sido colocada no último minuto

Quatro canções foram adicionadas pelos produtores nos últimos minutos: “Grease”, “Sandy”, ” You’re the One That I Want”, e “Hopelessly Devoted to You”. Esta última, a grande balada de Newton-John, na verdade, foi a última a ser filmada – e acabou recebendo uma indicação ao Oscar.

10. “Beauty School Dropout” quase não aconteceu

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

O ator Frankie Avalon tinha um intenso medo de altura e se apavorou com a ideia de gravar em uma escada escorregada de três andares. Os produtores chegaram a cogitar a exclusão da cena, mas acabaram colocando colchões de segurança na lateral para que Avalon pudesse concluir as filmagens.

11. Chicletes, chicletes e mais chicletes!

Ao todo, o elenco mastigou mais de 100 mil chicletes durante as filmagens.

12. Gravar “Hand Jive” não foi tão divertido quanto parece

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A cena de dança levou duas semanas para  ser filmada. O ginásio sem janelas onde as imagens foram feitas atingiu temperaturas de 37ºC. um casal de atores apresentou doenças relacionadas ao calor e o ator Michael Tucci, que interpretou T-Bird Sonny, desmaiou e teve que ser levado ao pronto-socorro

13. Olivia Newton-John contribuiu para o visual de Sandy

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

As famosas leggings de couro usadas pela personagem pertenciam, na verdade, a atriz Olivia Newton-John.

14. Mas o visual bad girl não agradou a todos

Na época, a crítica especializada não gostou nem um pouco do visual ousado da personagem. As principais revistas do país se referiram a ele como “exagerado”.

15. O filme foi a maior bilheteria de filme musical do século 20

A trilha sonora bem sucedida emplacou quatro canções no top 10 da Billboard. O filme arrecadou quase 400 milhões de dólares. O título de filme musical de maior bilheteria de todos os tempos só foi perdido em 2008, com Mamma Mia!.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s