Quem é Yalitza Aparicio, atriz indicada ao Oscar em seu 1º trabalho
Conheça a trajetória da mexicana que, na estréia como atriz, no filme "ROMA", conseguiu logo de cara uma indicação ao Oscar.
Ela tem 25 anos e uma indicação na categoria de Melhor Atriz do Oscar, competindo contra nomes como Lady Gaga, Glenn Close, Melissa McCarthy e Olivia Colman. Sua primeira indicação à premiação mais importante do cinema também é o seu primeiro trabalho na vida como atriz.
Diretamente da cidade de Tlaxiaco, localizado no estado de Oaxaca, no México, Yalitza Aparicio é a revelação que está sob os holofotes atualmente. Por conta de sua ascensão, a atriz ganhou o coração dos fãs de cinema e da crítica especializada pelo carisma e genialidade em cena.
Seus pais são de origem indígena. Ela, criada pela mãe solteira que trabalhava como empregada, tem três irmãos e é formada em educação infantil. A cidade em que mora sofre com condições precárias de saneamento básico e pobreza. A professora, até então, não esperava que sua vida fosse mudar de uma hora para outra, mas o destino lhe reservava novidades.
Edith, a irmã mais velha da família, resolveu um dia participar de um casting promovido pelo diretor de uma Casa de Cultura que reside na cidade, Miguel Ángel Martinez, a fim de selecionar pessoas para um filme, sobre o qual ninguém tinha ainda muitas informações.
Yalitza resolveu acompanhá-la para lhe apoiar, mas também por medo, pois havia a desconfiança de que aquela oferta poderia ser uma armadilha para um sequestro ou uma rede de tráfico de mulheres, como noticia a El Universal. Infelizmente, esse ainda é a realidade de um povo que vive em uma região com alto índice de violência. Quando chegaram ao local, não sabiam exatamente como seria o processo.
Luis Rosales era o responsável pela seleção e recebeu as duas mulheres. Acabou que Yalitza entrou no processo e foi escolhida para a segunda etapa, que seria realizada na Cidade do México. Foi pedido a ela que levasse uma amiga que soubesse falar mixteco – língua indígena falada regionalmente no País – e a atriz, então, chamou Nancy García, a intérprete de Adela e sua parceira de cenas no filme.
Só após tudo isso é que relevaram a ela quem era o diretor do longa-metragem misterioso. Ao encontrar Yalitza, Alfonso Cuarón soube na hora que a viu que ela era a escolha perfeita para viver Cleo, personagem inspirada na babá que cuidou do mexicano quando ele era pequeno. ‘ROMA‘ tinha achado a sua estrela e o diretor fez com que ela brilhasse.
Yalitza já recebeu 25 indicações em diversas premiações, e ganhou sete troféus, entre eles o prêmio de Revelação de Hollywood, do Hollywood Film Awards.
Ela é a segunda mexicana a competir em uma das maiores categorias do Oscar, a disputa de Melhor Atriz. A primeira foi Salma Hayek, há 16 anos, quando foi indicada por sua interpretação de Frida Kahlo. A veterana das produções mexicanas Marina De Tavira também está concorrendo ao Oscar pelo seu papel no filme (Melhor Atriz Coadjuvante).
Fora das telonas
Com ‘ROMA’ sendo exibido nos cinemas ao redor do mundo e na Netflix, a jovem foi descoberta pela mídia e começou a ganhar seu espaço nas capas. Em dezembro, ela estampou a edição mexicana da Vogue e, em janeiro, uma das capas da Vanity Fair junto a outras estrelas do cinema. Olha só que linda:
Ainda sobre Oscar, há um vídeo publicado pelo canal oficial do evento em que a atriz reage à sua indicação. Ela, atenta à TV, se emocionou e comemorou seu destaque na grandiosa premiação. Veja o vídeo (momento 0:54):
Desde o começo, Yalitza nunca havia cobiçado tudo isso. As coisas aconteceram naturalmente sem nenhuma intenção e agora ela está onde está. Domingo saberemos se a vitória histórica vai se tornar realidade. Caso não venha, pelo menos seu nome já estará representando sua comunidade e seu país de origem. O mundo é dela!